quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Centro Cultural Sesc Glória (antigo Teatro Glória)



O Centro de Vitória é uma "caixinha de Cultura" que aos poucos se abre, a próxima atração será o Sesc Glória, pois é, aquele prédio (antigo Teatro Glória), de linda arquitetura, que estava abandonado. O prédio é destaque na paisagem da cidade, edificado em concreto armado e revestimento em pó de pedra, projetado pelo arquiteto alemão Ricardo Wright e apresenta elementos da arquitetura eclética, com o uso de sacadas e balaústres, e o tradicional coroamento, no teto da estrutura, com cúpula na esquina. É a primeira construção com cinco andares da cidade, iniciada em 1926.

O imóvel foi adquirido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), está em reforma desde 2009 para a instalação do Centro Cultural Sesc Gloria. A reforma prevê novas ambientações internas e reestruturação do espaço, que terá sete andares e as seguintes instalações: teatro; cybercafé; livraria; bombonière; galeria de arte; restaurante; cinema; biblioteca; anfiteatro; bar panorâmico, com mirante e jardim no terraço, entre outros espaços.


Boa notícia, não é? Confira a reportagem:
 
 
O Teatro Glória, no centro de Vitória, agora tem novo dono. Sai das mãos da família Cerqueira Lima e vai para o Serviço Social do Comércio (Sesc). O valor da compra não foi divulgado a pedido do médico e administrador Henrique Cerqueira Lima, ex-proprietário.

O destino do edifício, construído em 1931, já está decidido. "Vamos transformá-lo num grande centro cultural nos mesmos moldes daqueles administrados pelo Sesc em São Paulo", prometeu o diretor regional do Sesc, Gutman Uchôa de Mendonça.

A ênfase cultural, portanto, permanece. O que agrada ao antigo dono que recebia inúmeras propostas de compra de igrejas evangélicas, mas nunca aceitou.

Reforma. Inicialmente, o prédio em estilo arquitetônico eclético (com elementos de art decó e neoclássico) de cinco andares passará por uma reforma interna. Começa, no máximo, em outubro. "Deve durar oito meses. É um espaço enorme, com seis amplos salões onde teremos bibliotecas, duas salas de cinema, áreas voltadas para artes cênicas e produção teatral e também para exposições", detalha Mendonça. O palco continuará em uso durante as intervenções.

O teatro chegou ao prédio um ano depois em que ele foi construído: em 1932. A última reforma geral foi em 1970, quando instalaram o sistema de ar-condicionado. O número de poltronas diminuiu: de 1.296 para 1.200.
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro.
Telefone: (27) 3223-0720. 

Disponívem em: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=402264

Fonte: http://www.vitoria-es-brasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1117:teatro-gloria&catid=329:vitoria&Itemid=612
         
         http://www.vitoria.es.gov.br/turismo.php?pagina=teatros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!