terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comer, Rezar e Amar no Espírito Santo

Reportagem interessante sobre o nosso Estado:


Faça como Julia Roberts: coma, reze e ame, mas no Espírito Santo

Confira um roteiro para fazer as mesmas coisas que a personagem de Julia fez no filme, só que no Espírito Santo


Erik Oakes - gazeta online

O filme já passou pelos cinemas e inspira muita gente ainda com sua história. "Comer, Rezar e Amar" é baseado no best-seller de Elizabeth Gilbert, que aos 30 anos se viu cheia da vida que levava e resolve mudar tudo, no melhor estilo da canção "Agora só Falta Você", quando Rita Lee diz: "um belo dia resolvi mudar e fazer tudo que queria fazer".

Vivida por Julia Roberts no cinema, Elizabeth larga a carreira e o casamento desejado por toda americana moderna - com direito a casa no campo. Assim, ela decide viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de auto conhecimento.

Ao longo da jornada, lições de vida não faltam: a procura de um deus, o bem-estar consigo mesmo, perdão, caridade, autoestima.
foto: A Gazeta
Julia Roberts - comer, rezar e amar
Julia Roberts em cenas de 'Comer, Rezar e Amar'. Ela come na Itália, reza na Índia e ama na Indonésia
Assim, seu primeiro roteiro no filme é a Itália. Lá, ela passa seis meses aprendendo o idioma e degustando o melhor da culinária. Muito spaghetti, lasanha, canelone e sorvete fazem parte deste cardápio.

Com o fim de seis meses, ela segue para a Índia em busca de um retiro espiritual. Acaba encontrando respostas para muitas de suas atitudes em meio a tarefas e meditações. O principal aprendizado foi perdoar a si mesma e o poder da oração.

O final da história acontece na ilha de Bali, na Indonésia. Lá, ela conhece Felipe (Javier Bardem) e encara o dilema de, talvez, voltar a um relacionamento e acaba, inesperadamente, descobrindo a paz interior e o equilíbrio de um amor verdadeiro.

Mas para quê viajar o mundo atrás de uma resposta para o vazio pessoal se você pode achar tudo por perto? É o que esta matéria mostra aos capixabas. O Espírito Santo reserva um roteiro único para os que por aqui vivem e passam. Coma, reze e ame no Espírito Santo. Confira o roteiro:
foto: A Gazeta
Julia Roberts - comer, rezar e amar
A Ilha das Caieiras oferece o melhor da culinária capixaba, com tortas de mariscos, moquecas e outras receitas de frutos do mar
COMER
Com uma culinária diversificada, o Espírito Santo tem uma gastronomia única. De massas às famosas moquecas, os visitantes se encantam com esse lugar.

Como não poderia deixar de ser, a gastronomia é baseada em peixes e frutos do mar, que produzem a nossa tradicional Moqueca Capixaba e muito mais variações. Provavelmente, o local escolhido por Elizabeth Gilbert, caso passasse por aqui, seria a Ilha das Caieiras, em Vitória. Perfeita para se apreciar uma boa comida, com direito a uma bela vista, o local situado na periferia é ponto turístico certo.

Na Rua da Felicidade, conhecida como Rua Felicidade Correia dos Santos, encontra-se a maioria dos restaurantes da ilha, que oferecem casquinhas de siri, moquecas, mariscadas, mumas, frigideiras de siri, caranguejos, camarão e outros deliciosos frutos do mar.

O local é recomendado pelo produtor cultural Wesley Telles, que garante ter ficado com um pouco de preconceito no início, mas depois se rendeu aos encantos dos pratos.

"Acho que a Ilha das Caieiras tem uma beleza natural linda. Quando você chega naquele espaço se surpreende com o lugar que é muito bem frequentado. A culinária é maravilhosa. Os restaurantes têm uma preocupação com o cardápio. Eles prezam pelo sabor e a qualidade. É tudo fresco, pois a vila de pescadores é do lado. Você comer uma boa comida com uma vista daquela é fora de série", comenta.
foto: A Gazeta
Julia Roberts - comer, rezar e amar
O Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem é um dos mais conhecidos do Brasil. Localizado em Ibiraçu, é um ótimo retiro espiritual
REZAR
Saindo da capital capixaba, rumo ao norte do Espírito Santo, encontramos o local perfeito para rezar e relaxar como Julia Roberts fez no filme. Em Ibiraçu, está localizado o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem.

Cercado pela natureza, o local possui uma rigorosa disciplina voltada para a leveza das posturas e a liberdade da mente. A calmaria e a beleza natural encontrada no mosteiro faz com que muitos estressados da cidade e pessoas em busca de respostas para sua vida, como Elizabeth encontrou no mosteiro indiano, procurem o local.

A estudante de engenharia Glaice Kelly da Silva Quirino, de 20 anos, já visitou o local por pelo menos três vezes e recomenda uma passada por lá.

"Considero o mosteiro um lugar de paz. Quem quer encontrar um lugar pra descansar, sair da agitação da vida urbana, relaxar e colocar os pensamentos no lugar não tem melhor opção que o mosteiro de Ibiraçu. É um local maravilhoso. Os monges são receptivos e explicam tudo", conta.

Mesmo não tendo, ainda, passado uma noite inteira no local, Glaice garante que está na tentativa de conseguir um horário na agenda e marcar uma estadia. "Pretendo fazer isso logo. Fui uma vez com o grupo da catequese e foi muito legal. Depois fui mais duas vezes", conta.
foto: A Gazeta
Julia Roberts - comer, rezar e amar
Domingos Martins foi eleita a cidade mais romântica do Brasil. Com um visual desses e clima agradável é ponto certo para os casais
AMAR
Finalizando o roteiro, é hora de ir a uma cidade para se amar. Eleita como a cidade mais romântica do Brasil, em 2008, Domingos Martins é o roteiro certo para casais em lua de mel.

Com clima agradável, paisagens exuberantes, comidas típicas da culinária alemã e povo acolhedor, Domingos Martins é uma cidade com todos os requisitos para se passar bons momentos a dois. Prova disso é o casal Marcelis Coelho Marques Pereira e Marcio de Lima Pereira, que escolheu o município para passar a lua-de-mel.

"Eu não só indico como recomendo. Tenho falado para todos os meus amigos da maravilha que é Domingos Martins. Passei minha lua-de-mel numa pousada em Pedra Azul e foi super romântico. A receptividade dos moradores é muito boa. Fizemos passeios por sítios, curtimos a culinária da região, que conta com restaurantes mais sofisticados. Fora que o clima favorece. Um bom chalé com lareira e um vinhozinho faz qualquer casal entrar no clima de romantismo", explica Marcelis sobre a escolha.

Domingos Martins ainda faz parte da Rota do Mar e da Montanha e destaca-se pela realização de grandes eventos como a Sommerfest (Festival da Imigração Alemã), Festival Internacional de Inverno, Festa do Morango e Festival do Vinho. Que outro destino Elizabeth escolheria para amar no Espírito Santo?

E você? Qual o melhor roteiro para comer, rezar e amar no Espírito Santo? Deixe sua recomendação na área dos comentários
Fonte:http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/11/700864-faca+como+julia+roberts+coma+reze+e+ame+mas+no+espirito+santo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!