sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Parque Moscoso

Bom, para a sessão "Parque" começo com o primeiro Parque da cidade, inaugurado em 1912. Situa-se no centro da cidade, possui um sinuoso lago com peixes e ilhas, cortado por pontes de concreto que imitam a textura de troncos, e vegetação essencialmente composta por espécies nativas de Mata Atlântica.

Na época do Natal o Parque recebe uma iluminação especial, bolas e estrelas, fica muito lindo!!!

São aproximadamente 24 mil metros quadrados de área, constituindo-se num ambiente de tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole. A concha acústica deveria ser palco de inúmeros espetáculos, ela foi tombada como patrimônio cultural pelo Conselho Estadual de Cultura e é privilégio de poucas cidades brasileiras. Acho que a concha deveria ser mais utilizada, como por exemplo para apresentações artísticas diárias. Podendo ser um espaço para contadores de história, grupos de teatro, músicos... que poderiam ser contratados pela Prefeitura.

No Parque existe parquinho para as crianças e para os idosos uma academia popular, com 09 tipos de aparelhos que simulam movimentos cotidianos!


Lá fica a Escola da Ciência Física que populariza a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Desperta-se a curiosidade das pessoas, e, dessa forma, muitas acabam compreendo melhor certos fenômenos científicos.

                                                                        Foto: Érika Mezabarba Riva

Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os 54 equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

Esses são os brinquedos que a escola oferece:

-Parede escalada:
lida com os conceitos de equilíbrio, vetor, peso e gravidade.
-Giroscópio humano ou Gyrotec: simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) no treinamento de astronautas.
-Gerador de Van de Graaff:
demonstra que o atrito é capaz de produzir eletricidade. É o que acontece, por exemplo, entre as nuvens e os ventos, resultando em descargas elétricas na forma de relâmpagos.
-Mini-hidrelétrica:
produz energia elétrica por meio de um fluxo de água, como uma hidrelétrica.
Condutor/isolante: trabalha condutibilidade elétrica e, ao mesmo tempo, fenômenos ópticos.
-Globo de plasma:
mostra que, quando existem materiais de resistências diferentes no trajeto a ser seguido pela eletricidade, ela circula pelo de menor resistência.
Anel saltador:
torna evidente a íntima ligação que existe entre eletricidade e magnetismo. Demonstra o princípio de funcionamento do trem-bala, que levita sobre os trilhos.
Velocidade do som: chama a atenção do público para a velocidade de propagação do som no ar, que é de aproximadamente 340m/s.
-Espelho plano:
ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

As visitas são gratuitas para estudantes de escolas públicas ou privadas e para a comunidade. Grupos acima de 10 pessoas precisam agendar a visitação, pois eles requerem monitores exclusivos.
Mensalmente, a partir do dia 15, agendam-se as visitas do mês seguinte.
Administrada pela Secretaria Municipal de Educação, a Escola da Ciência - Física ocupa um prédio histórico, tombado pelo Conselho Estadual de Cultura, no Parque Moscoso.

Horários de funcionamento: terça a sábado, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas; domingos e feriados, das 14 às 18 horas.


Eu já fui:
Bom é um Parque de fácil acesso, bem cuidado, bonito pela vegetação de Mata Atlântica, mas ficaria ainda mais bonito se fosse acrescentado mais flores!! Fica a sugestão também de um maior aproveitamento da Concha acústica!

A  Escola da Ciência Física é bem interessante, o atendimento é muito bom, as visitas duram aproxiadamente 01h, com o acompanhamento de um monitor você pode brincar nos brinquedos lá expostos!

Acesso:
Parque Moscoso
Centro
Vitória-ES


Chega-se ao Parque Moscoso pela avenida República, um dos principais acessos à saída de Vitória em direção à BR 101-Sul.

Contato:
(27) 3233-3556 (agendamento de visitas)
3381-6819 (administração)
ecienciafisica@gmail.com ou no próprio espaço.


Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=moscoso


Quem conhece o Parque fique à vontade para registrar sua opinião!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!