sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Parque Pedra da Cebola

Fonte da figura: http://www.litoraltecidos.com.br/MostraImgES.aspx?img=33
O Parque Pedra da Cebola possui exemplares de Mata de Restinga e de Mata Atlântica e vegetação rupestre nativa do local, que abrigam pequenos répteis e aves. Dotado de área superior a 100 mil metros quadrados, o parque também conta com jardim oriental e um mirante, com vista para a Praia de Camburi, parte do Maciço Central, o Porto de Tubarão e o Morro do Mestre Álvaro, localizado em Serra.

O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Trata-se da primeira recuperação de área degradada por esse tipo de atividade econômica no município. No ambiente da antiga jazida, uma área plana serve para eventos de pequeno e médio porte e para a prática de atividades esportivas.

O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se "descama" de maneira similar as palhas de uma cebola. Tornou-se um dos cartões postais da cidade!
É um bom lugar para os pais levarem seus pequenos. Lá, existem uma fazendinha, parquinhos, lagos com tartarugas, um campo de futebol, um Centro de Educação Ambiental (CEA) e Serviço de orientação de exercícios (SOE). Lembrando que o Parque possui o serviço de visita monitorada.

Horário de funcionamento: segunda, das 5 às 9 horas e das 17 às 22 horas, e de terça a domingo, das 5 às 22 horas.

Não deixem de conferir a matéria do Progarama Gente na Tv sobre o Parque:

http://www.youtube.com/watch?v=sfvjB_dn1YM

Eu já fui:
Utilizo o espaço para caminhar em dias frios, já que no calçadão venta bastante! O parque esta bem cuidado e é bonito mesmo, muito verde e fica ainda mais lindo no mês de setembro/outubro (quando os ipês mostram suas lindas flores).
Dá para tirar lindas fotos e têm bastante grama para fazer um delicioso picnic!

O SOE funciona mesmooooo, existem várias opções de atividades físicas: ginástica localizada; alongamento e yoga. Para você descobrir os horários é complicado, quando investiguei liguei para a administração e eles não sabiam, liguei para a Prefeitura e eles me disseram que "eu teria a informação no local". Prático né? você precisa ir lá para descobrir os horários, fala sérioooo... eu fui e divulgo para vocês (mas os horários podem ser alterados):

Yoga = terça e quinta 18h ás 19h
alongamento = terça e quinta 19h às 20h
ginástica localizada = quarta e sexta 19h às 20h

Obs: O Parque é utilizado também por professores que dão aula particular de yoga, mas desconheço os valores, já vi um grupo de 19h em um dos mirantes do Parque.

A segurança é boa, a cada entrada fica um guarda em uma guarita, mas atenção aos casalzinhos que utilizam do espaço para namorar: à poucos dias um casal foi assaltado! Fiquei sabendo que isso ocorre com frequência, pois os bandidos sabem que muitos casais se isolam nos cantos escuros do parque, então melhor não facilitar não é? Os guardas não podem ficar em todos os cantos escuros, então namore seguro; namorem próximo as vias de transição estas são iluminadas.

O problema que vejo no Parque são os mosquitos, será que a Prefeitura têm enviado o carro fumacê para o local? Muitas pessoas reclamam dos "bichinhos picantes". Não esqueça o repelente!!!!


Acesso:
Para chegar ao Parque Pedra da Cebola, o visitante pode seguir pela avenida Fernando Ferrari e depois entrar na rua Ana Vieira Mafra, que fica ao lado da Petrobras.

Outra opção de acesso é a rua João Baptista Celestino, que fica na Mata da Praia. O agendamento de visitas é aconselhável no caso de grupos organizados, provenientes de escolas, igrejas etc.

Têm uma entrada dentro do bairro de Jardim da Penha também!


Contato:
(27) 3327-4353 (administração)
3327-4298 (agendamento)


Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=pedradacebola


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!