terça-feira, 23 de novembro de 2010

Praia de Camburi

Foto: Érika Mezabarba Riva

Localizada na parte continental (zona norte) da cidade, é também a maior praia da capital, com 6 km de extensão; um dos principais cartões-postais de Vitória. Abrange quatro bairros: Camburi, Jardim da Penha, Mata da  Praia e Jardim Camburi. É bastante frequentada e tem a melhor estrutura (hotéis, restaurantes, bancos...).

O calçadão, extenso e organizado, com iluminação noturna, foi recém reformado, agora conta com uma nova ciclovia, áreas para descanso e contemplação da paisagem e possui também áreas de estacionamento. Para quem gosta de esporte, o local oferece várias alternativas, é comum encontrar pessoas caminhando, andando de bicicleta, skate e patins.  A praia possui uma larga faixa de areia proporcionando a prática de frescobol, futebol e cooper além de se ver ao longe nas águas, o pessoal do surfe e kite-surf.

 No verão, a praia se torna palco de atrações especiais, são shows, concertos, jogos e apresentações promovidas pela Prefeitura de Vitória, que monta uma arena com uma vasta programação cultural e esportiva, atraindo um grande número de pessoas à praia. Sedia também grandes eventos esportivos, como torneios nacionais e mundias de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, dentre outros.

Na época de final de ano a Prefeitura organiza um show pirotécnico e variadas atrações culturais e musicais para animar a virada de ano. 

Essa Praia possui dois píers o  mais famoso; da Iemanjá e outro na parte sul; onde são atracados barcos de passeio.


Monumento a Iemanjá:
Localizada no Píer de Iemanjá no começo da Praia de Camburi (sentido Praia do Canto – Jardim da Penha), destaca-se pela homenagem a Iemanjá, divindade da cultura afro-brasileira. A obra é de Iannis Zavoudakis, artista grego radicado no Espírito Santo. Inaugurada em dezembro de 1988, o monumento é feito em concreto armado e traz a Rainha do Mar com os braços abertos e vestes azul celestial. O local é muito procurado para pesca com vara. 




Passeio Escuna Cores do Mar:
Passeio de barco pelas praias de Vitória e Vila Velha, tem duração de aproximadamente duas horas. Com saídas do Píer de Iemanjá às 10:00 h e 15:00 h, de Quarta à Domingo. No horário da manhã o passeio se dá pelas Praias de Vitória (passando pelas Ilhas do Frade e Ilha do Boi), até a Praia da Costa em Vila Velha, onde as pessoas podem se refrescar com um mergulho. No horário da tarde o passeio é feito até o Museu Ferroviário, passando pelas praias de Vitória, Terceira Ponte e Porto de Vitória.
Mais Informações: (27) 9914-0843 / (27) 9989-5107

Grupos acima de 25 pessoas
Saída às 09 horas da manhã (retorno as 15 horas) do píer da Santa Iemanjá.
Roteiro: Praia de Camburi , Porto Tubarão ,Terceira Ponte , Praia da Costa , Ilha das Caieiras e Manguezal.
06 Horas de passeio; almoço á bordo ( moqueca capixaba ) com arroz branco; 01 hora de pescaria de pequenos peixes com varinhas de bambu; 30 minutos de banho para quem sabe nadar , com a escuna à deriva. Bebidas não estão inclusas.
Valor por pessoa: R$60,00.
Contato: Paulinho 27-3317-7435 ou 9857-6745 paularafaela@oi.com.br


Eu já fui:
A triste verdade é que as águas da praia não são nada limpas, uns dizem que é o esgoto lançado ao mar, outros que são resíduos das grandes empresas situadas nessa região. Alguns pontos da praia são sinalizados como "próprios para banho", mas eu, como a maioria das pessoas, não me arrisco nessa água não, curto o calçadão e a areia para tomar um sol!!! Mas também existem muitas pessoas que se banham nessa praia!

Na altura do bairro de Jardim Camburi existem quiosques novos e equipados com chuveiros, já na altura de Mata da Praia e Jardim da Penha não existe nenhum quiosque nem chuveiros, o que é uma pena!!

Recentemente foi instalada no calçadão uma academia ao ar livre, para o público da terceira idade! Na altura ali do Banco do Brasil!

O calçadão esta em ótimas condições e é um ótimo local para caminhar, correr, patinar...A faixa de areia é bem ampla mesmo, normalmente esta limpa, mas sinto falta de mais lixeiras espalhadas pela Praia. E o Pier de Iemanjá é um local de frente ao mar, onde a vista é linda!!!

Ainda não fiz o passeio de escuna, mas deve ser emocionante!!


Acesso:
Na Avenida Dante Michelini, em frente aos bairros de Jardim Camburi, Mata da Praia e Jardim da Penha.


2 comentários:

  1. Vitória é linda!!!
    Vila Velha é linda!!!
    O Brasil é lindo!!!
    Tenho orgulho de ser brasilleira!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse lugar... muito lindo.

    estou precisando saber o nome de hoteis próximos a estátua.
    pode me informar?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!