quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A Escola da Ciência – Biologia e História (ECBH)



Fonte da imagem: 3.bp.blogspot.com/.../s400/img_00003091.jpg

Fonte da imagem: sistemas6.vitoria.es.gov.br/.../img_00016088.jpg

Conhece? Nem eu, mas ainda vou lá rs

É um centro de ciências que tem como objetivo sensibilizar crianças, jovens e grande público sobre a importância da preservação e valorização do meio ambiente e do patrimônio cultural, integrando ciência, cultura e sociedade. Tendo como referência o estudo das temáticas capixabas, a ECBH pretende divulgar o conhecimento científico de forma interativa, lúdica e criativa, onde natureza e cultura caminhem de forma entrelaçada e simultânea.

Pode ser considerada também um museu que une natureza e cultura para falar da identidade capixaba. Parte-se do princípio de que esses conceitos não podem ser abordados separadamente, pois o homem cria sua cultura ao interferir no espaço natural. No entanto, a interferência sem reflexão prejudicou os diversos ecossistemas locais, levando à redução da cobertura da Mata Atlântica, à destruição quase completa da Restinga e ao avanço dos aterros sobre as regiões de Manguezal.

A compreensão da identidade local requer uma abordagem interdisciplinar. É preciso colocar em diálogo Biologia e História, uma vez que as relações entre os homens são indissociáveis de suas relações com a natureza.

Inaugurada em 13 de novembro de 2001, a ECBH pertence ao Sistema Municipal de Ensino de Vitória, sendo administrada pela Secretaria de Educação. Em sua implantação, contou com o apoio da Estação Ciência da USP, Casa da Ciência da UFRJ, Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS e profissionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Também relevantes, no sentido de enriquecimento curricular e ampliação do acervo, foram as parcerias formadas com Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Fundação Vitae. O público anual da ECBH é de cerca de 23 mil visitantes/ano, com aproximadamente 80% desse público formado por estudantes em visitas agendadas por suas escolas. Como parte de suas atividades, a ECBH promove cursos, palestras, oficinas para professores, alunos e grande público.Em 2009, a ECBH recebeu 21.567 visitantes, tendo acumulado, desde a sua inauguração, um total de 200090 visitantes.

Atrações

Quem passar pelo museu vai encontrar diversos elementos que facilitam o aprendizado acerca da identidade capixaba. É possível observar maquetes do patrimônio histórico regional; animais taxidermizados oriundos de ecossistemas (Restinga e Mata Atlântica); artefatos arqueológicos, que provam a existência de populações pré-históricas em nossa região; bem como aquários com fauna marinha e fluvial que ocorrem ou não no Espírito Santo.
Em uma das salas, há a maquete do município de Vitória. Nela, podem-se notar as áreas de aterro, o antigo percurso do bonde no centro da cidade, as divisas com outros municípios.
No espaço dedicado ao bairro Santo Antônio, o visitante poderá contemplar diversas fotos antigas e atuais da região e a maquete da Basílica de Santo Antônio. O bairro é o mais antigo da Capital.

As crianças podem participar da oficina de arqueologia. Elas aprendem o que é um sítio arqueológico e conhecem algumas técnicas usadas pelos profissionais em suas escavações.

 

Formação de professores

A equipe da ECBH também se preocupa com a formação continuada do professor. Por isso, pretende contribuir em sua qualificação propondo a reflexão acerca do diálogo entre natureza e cultura a partir do acervo ali existente. A formação, iniciada no segundo semestre de 2009, acontece aos sábados e é voltada, sobretudo, aos educadores da rede municipal de Vitória. Os professores interessados podem obter informações pelo telefone (27) 3332-1612 ou na Gerência de Formação da Seme.

Agendamento das visitas

Grupos formados por mais de 10 pessoas precisam agendar a visita com antecedência. Isso facilita a organização da monitoria da ECBH para um atendimento mais qualificado. O agendamento é feito pelo telefone e-mail ou na própria unidade, e a visitação é gratuita.

Funcionamento:
Segunda à sábado 8 às 12h e de 14h às 18h
feriados 14h às 18h

Acesso:
Av. Dário Lourenço de Souza, nº 790
Bairro Mário Cypreste (Sambão do Povo) 
Vitória – ES.

Contato:
(27)3332-1612

5 comentários:

  1. Eu ja fui lero lero lero. Muito legal, mais voltado pra crianças e adolescentes, mas os adultos tbm vão se divertir. Sem contar q é no Sambão do Povo, dá pra tirar fotos otimas...

    ResponderExcluir
  2. Gabrieli Florentino22 de julho de 2011 12:05

    FUI E GOSTEI!
    tirando minha prof° q foi e é chata mais valei a pena...

    ResponderExcluir
  3. Olá, faço parte de um grupo de pessoas reunidas para fazer caminhadas ecológicas pelo ES, o nome é Trilhos e Trilhas no ES.
    Tanto no meu blog www.raladoestradeiro.blogspot.com.br quanto em meu face Emerson Luiz Araujo, tem inúmeras fotos...Gostaria de convidar a todos que, assim como os do grupo, queiram fazer parte e caminhar conosco.

    OBS.: Sou aluno de química da Ufes, faço parte do PIBID e estou fazendo uma capacitação na ECBH.

    Atenciosamente,

    Emerson Luiz de Araújo

    ResponderExcluir
  4. fui e adorei muito massa la

    ResponderExcluir
  5. fui e gostei muito,é show!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!