segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FAFI

Fafi funciona em prédio histórico inaugurado em 1926

Vitor Nogueira
Prédio da Fafi
Samira Gasparini
escada com corrimão antigo e com projeção da luz do sol na parede
No coração da Ilha de Vitória, a Escola de Teatro, Dança e Música Fafi contribui no processo de revitalização do Centro. Funciona num edifício projetado pelo arquiteto tcheco-eslovaco Josef Pitlik em estilo eclético, construído no governo de Florentino Avidos (1924-1928) e inaugurado em 1926, durante o Oitavo Congresso Brasileiro de Geografia.
No decorrer dos anos, o prédio foi cenário de diversas atividades. Após a inauguração, tornou-se ambiente do Grupo Escolar Gomes Cardim. Em 1948, com a anexação do grupo escolar à escola Normal Pedro II, passou a abrigar o Colégio Estadual, que ali permaneceu até 1958, quando a escola foi transferida para o Morro do Forte São João.
Pouco tempo depois, surgia no imóvel a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, origem da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Devido à importância sociocultural da faculdade, o prédio, antes conhecido por Gomes Cardim, passou a ser chamado Fafi, a sigla da instituição. A criação da Ufes em 1954 e sua federalização em 1961 tornaram o edifício patrimônio do Governo Federal.
Veio o Regime Militar. Uma das salas foi transformada em depósito de livros considerados subversivos apreendidos no diretório Acadêmico do Centro Biomédico da Ufes. Em 1971, a parte da Universidade que funcionava na Fafi foi transferida para o campus de Goiabeiras. A edificação foi também sede do Serviço de Identificação da Secretaria de Segurança Pública do Espirito Santo até 1976, quando é totalmente fechada.
O prédio teve seu tombamento determinado em 1982, e, cinco anos mais tarde, a Prefeitura de Vitória o adquiriu. Em 25 de janeiro de 1992, na administração de Vitor Buaiz, as portas foram reabertas, e foram iniciadas no local as atividades da Escola de Artes Fafi, sendo oferecidas oficinas de curta duração em diversas áreas artísticas, como teatro, fotografia, dança e cinema.
Em março de 1998, no governo de Luiz Paulo Vellozo Lucas, a Fafi se transformou em uma escola de qualificação profissional em teatro e dança, formando, em dezembro de 1999, suas duas primeiras turmas nessas áreas.



Cursos profissionalizantes de dança e teatro oferecidos na Fafi

Fernanda Neves Gomes
Alunos de dança em pé e braços arqueados; à frente, três alunas com braços estendidos em diagonal

Curso de Qualificação Profissional em Teatro

O Curso de Qualificação Profissional em Teatro tem duração de três anos com aulas à noite, de segunda a sexta. Para se matricular, o aluno deve ter idade mínima de 16 anos, precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio e deve ter concluído uma carga horária de 60 horas de iniciação teatral. Ao final do curso, é expedido certificado de Qualificação Profissional em Teatro.

Curso Básico em Dança

Destinado aos alunos a partir de nove anos de idade. O Curso Básico em Dança dura cinco anos e conta com duas opções de horário: matutino e vespertino. As aulas ocorrem de segunda a sexta. Ao final, os estudantes participam de um novo processo seletivo para admissão no curso de Qualificação Profissional em Dança.

Curso de Qualificação Profissional em Dança

O aluno frequenta, por três anos, o curso, que é realizado de segunda a sexta, no período noturno. Ele precisa estar cursando ou ter concluído o ensino médio e recebe certificado de Qualificação Profissional em Dança.




Formação gratuita de atores e bailarinos na Escola Fafi

Kadidja Fernandes
Menina vestida com roupa de balé, sentada, fazendo alongamento frontal
A Escola de Teatro, Dança e Música Fafi é um cenário dedicado à promoção e à difusão cultural. Criada em 1992, oferece, gratuitamente, oficinas livres a crianças, adolescentes e adultos provenientes de qualquer cidade do Estado ou do país. Também possui cursos gratuitos de qualificação profissional em teatro e em dança abertos à população.
Sua estrutura física é composta por cinco salas de aulas, um centro de documentação (com acervo nas áreas de arte, cultura, teatro e dança), um laboratório de artes cênicas, uma sala para serviços administrativos e uma secretaria escolar. Está instalada em prédio histórico, que  também abriga a Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim.
Além das oficinas e cursos, a Escola mantém, todos os anos, uma programação cultural voltada a alunos, artistas, técnicos e ao público em geral.

Inscrições

Para se inscrever nas oficinas ou nos cursos de qualificação profissional, o candidato deve apresentar uma foto 3X4, a cópia da Certidão de Nascimento (para crianças) ou da Carteira de Identidade (para jovens e adultos) e ainda o comprovante de escolaridade.
Além disso, à época, deverão ser atendidos os pré-requisitos divulgados para acesso às inscrições.

Cursos

Oferecidos de segunda a sexta, os cursos de qualificação profissional em teatro e em dança são oportunidades para aqueles que desejam se tornar ator ou bailarino. O mês de janeiro é dedicado às inscrições e ao processo seletivo realizado pela escola.

Oficinas livres

As oficinas permitem a aproximação dos participantes com o universo cultural e artístico e são momentos de estímulo à criatividade. São ofertadas semestralmente, e as inscrições são abertas duas vezes por ano, seguindo os semestres letivos.
A maioria acontece aos sábados. A oferta varia conforme o semestre, sendo estas algumas opções de oficinas: o ator e a máscara, máscara para atores, crítica teatral, figurino, cenografia, produção, direção, maquiagem, consciência do movimento para terceira idade, dança contemporânea, balé, dança de salão, jogos dramáticos, iniciação teatral, preparatório para qualificação teatral, técnica circense, teatro para terceira idade, teatro brasileiro, construção de personagens (ator e formas animadas), teatro para professores e oralidade e educação vocal para professores.
Uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) permite ampliar a formação do artista, a formação de plateias e a oferta de oficinas ligadas à arte cênica.






Cursos na Escola Fafi: endereços e contatos para informações

Carlos Antolini
Dança na Fafi
A Escola de Teatro, Dança e Música Fafi está situada na Avenida Jerônimo Monteiro, 656, no Centro de Vitória. Abre de segunda a sexta, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas.
A população pode obter mais informações sobre cursos e oficinas ou esclarecer dúvidas pelos telefones (27) 3381-6921 e 3381-6922.

Corpo técnico
Gerente da Escola de Teatro, Dança e Música Fafi

Tânia Regina Alves do Carmo
Telefone: (27) 3381-6921
E-mail: tracarmo@vitoria.es.gov.br
Coordenadora de Promoção Cultural
Lilian Pereira Menenguci
Telefone: (27) 3381-6922
E-mail: lpmenenguci@vitoria.es.gov.br
Coordenador de Projetos Culturais
Roberto Barcelos Ferrante
Telefone: (27) 3381-6921
Coordenador de Teatro
Wilson Pinto Coelho
Telefone: (27) 3381-6923
Coordenadora de Dança
Renato Santos
Telefone: (27) 3381-6924
Coordenadora Pedagógica
Zila Nascimento Oliveira
Telefone: (27) 3381- 6922



Vai fazer o que nas férias? Faça um curso de teatro!

Já estão abertas as inscrições para a primeira oficina que a Fafi irá oferecer durante as férias escolares

Caroline Pontini - gazeta online


foto: Gildo Loyola
Fafi
Já estão abertas as inscrições para a primeira oficina que a Fafi irá oferecer em janeiro e fevereiro de 2011.


Se você quer aprimorar seus conhecimentos artísticos, sua expressão corporal ou até mesmo pensa em ser ator, que tal fazer teatro nas férias? Já estão abertas as inscrições para a primeira oficina que a Escola de Teatro, Dança e Música. A Fafi irá oferecer em janeiro e fevereiro de 2011. As inscrições para a oficina, a ser ministrada pelo ator e diretor Alvarito Mendes Filho, vão até o dia 6 de janeiro.

Com carga horária de 45 horas, a oficina será realizada entre os dias 10 de janeiro e 11 de fevereiro de 2011, sempre das 19h às 22h. O professor Alvarito Mendes Filho está oferecendo vagas para pessoas interessadas em aprender ou ampliar seus conhecimentos sobre a arte dramática e experimentar o fazer teatral em um curto período de tempo.


Para participar, é necessário ter idade mínima de 15 anos. Porém, podem participar alunos com menos de 15 anos que já tenham experiência na prática teatral. A inscrição é gratuita, e o melhor: não há cobrança de mensalidade.

Durante o curso, os alunos entrarão em contato com a história do teatro de diversas épocas e civilizações, como o Teatro Grego, Medieval e Elisabetano, além do Teatro Brasileiro e também a Comédia Dell'Arte. Além de aulas expositivas, também haverá leitura de textos e encenações.

Inscrições:
Oficina de teatro com Alvarito Mendes Filho
Prazo de inscrição: até 6 de janeiro
Aulas: 45 horas de aulas entre os dias 10 de janeiro e 11 de fevereiro de 2011



Eu já fui:

Em 2007 fiz o curso de iniciação teatral na Fafi, muito bom, aprendi muito, fiz novos amigos e era uma delícia estar envolvida com o mundo de imaginação do Teatro. Os professores de lá são muito bons!
Como vocês leram, a Fafi oferece diversos cursos, então aproveitem, eu recomendo!

 




Acesso:
Onde: Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, Av. Jerônimo Monteiro, 656, Centro, Vitória.

Contato:
Informações: (27) 3381-6924


Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=prediohistorico
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/12/723138-vai+fazer+o+que+nas+ferias+faca+um+curso+de+teatro.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!