terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bate-papo com Thiago Hermínio

Bom.. diariamente enquanto trabalho... ouço a  rádio CBN (93.5 FM a rádio que toca notícia); 15h é o horário do programa "CBN Cotidiano", apresentado por um excelente jornalista que admiro muito; o Mário Bonella  (que apresenta o ES TV 1ª Edição da Rede Gazeta).
E foi ouvindo a CBN que descobri o Tiago Hermínio; toda quinta-feira às 16h45min. ele divulga a programação (os eventos, shows)... que acontecem nos finais de semana na Grande Vitória.

Pensei em fazer contato com o Tiago... não somente pela linda voz do rapaz.... rs, mas eu queria muitoooo saber sua opinião sobre as opções de lazer aqui do Estado, já que ele mora  no nosso Estado e trabalha divulgando lazer... E o Mário Bonella diz que ele sempre está nas baladas... rs, então... ninguém melhor que ele, para deixar ótimas dicas para os capixabas que querem sair de casa!

Consegui o e-mail do Tiago, enviei o link do blog e também o convite para uma entrevista, ou melhor... para um bate-papo sobre o assunto mais discutido do blog: "O que fazer em Vitória?", "Falta opção?", "O que falta?"

Tiago Hermínio elogiou o blog e me recebeu na Rede Gazeta e a conversa fluiuuuu rs, o papo foi produtivo, vale à pena ler:


 Thiago Hermínio
  Foto: Érika Mezabarba



Sobre o Thiago:

Jornalista Comentarista e Repórter da CBN
Editor do site http://agazeta.com.br/
26 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas já é Capixaba de coração, pois mora aqui em Vitória desde os 06 anos de idade.


Érika Mezabarba:Como você analisa as opções de lazer aqui no Estado, como capixaba e como jornalista que divulga essas opções (separadamente):
Thiago Hermínio: Olha...eu acho que como capixaba e como jornalista acaba se fundindo...
Érika: Então vamos lá... fique à vontade!
Thiago Hermínio: Eu acho aqui muitooooo fraco... extremamente fraco em termos de opções  de lazer para os finais de semana, entendeu? Tanto... que as pessoas dizem que o lazer do capixaba ou é praia ou é shopping! Porque o Estado...a cidade... no caso Vitória... não tem muita variedade, porque as pessoas não querem investir, eu sinto isso, que os empresários não tem muita vontade de investir aqui... não sei qual a razão. Geralmente quando abre-se uma casa de show... uma boate... pouco tempo depois acaba fechando e isso pode ser falta de hábito do capixaba de frequentar esses lugares... falta de interesse, enfim... podemos citar vários casos: bliss bar, convento, the one... É um reflexo do povo capixaba; o capixaba ele quer sair... gosta de se divertir, mas ao mesmo tempo eu acho que ele não quer pagar para isso, acho que por isso esses estabelecimentos não sobrevivam por muito tempo.
Mas é muito fraco... muito fraco mesmo... principalmente se você for comparar com outras cidades; Rio, São Paulo...
Vitória não tem uma casa de show descente, esta para construir né? Lá... próximo da Praça do Papa, mas a cidade é carente de diversas... opções de lazer mesmo, o que é uma pena!! Por isso que muita gente sai daqui  e vai passar final de semana no Rio... vai para São Paulo. Eu conheço muita gente que faz isso, que sai daqui para se divertir lá, até meus colegas jornalistas mesmo têm esse hábito. Eu geralmente quando não trabalho no final de semana eu “poco” fora daqui! risos.
Érika Mezabarba: Nossa que triste... risos. Quer dizer que os capixabas que podem saem daqui nos finais de semana?
Thiago Hermínio: Sim os que pooooodem sim... os que têm essa possibilidade saem "numa boa"! Tanto que você vê até nas colunas sociais, não sei se você já reparou nisso; a Renata Rasseli geralmente ela sempre dá sugestão para “quem estiver de mala prontas” para o Rio... São Paulo enfim... Porque já foi identificado isso: que muitas pessoas saem daqui nos finais de semana.
Érika Mezabarba: Sobre as casas noturnas que fecham... Eu sempre digo que a maioria dos empresários ao abrir um negócio, pensam em copiar os demais que já existem; como se essa fosse a receita para uma "renda garantida", por isso surgem sempre “mais um” (igual aos demais). E isso realmente não chama a atenção de ninguém, então o que falta é ousadia! A Casa Clube é um exemplo de inovação; é diferente das demais, conheço gente que já foi lá sóooo para ver a casa invertida que é simulada no teto. E é um estabelecimento que esta sempre cheio, não fechou!
Thiago Hermínio: Essas casas elas têm que trazer sempre algum atrativo para dispertar o interesse nas pessoas. Você citou o caso da Casa Clube; a Casa Clube faz poucos dias... um exemplo... trouxe a Tessália (ex big brother), querendo ou não... falando bem ou mal dela... isso acaba chamando um pouco de atenção: “ha vou lá ver a fulana... há vou ver se ela toca bem ou não” Enfim.. então isso acaba despertando.
E no caso da Casa Clube e posso citar também do Espaço Mahalo que é um lugar que abriu faz pouco tempo... eles têm essa preocupação para não cair sempre na mesmice. O Espaço Mahalo também trouxe há pouco tempo um didjei da República Theca; o primeiro lugar que ele tocou no Brasil foi aqui; um cara respeitadissímo lá fora! Eles estão investindo, agora quem não está seguindo esse caminho tá ficando para trás... tá fechando... é uma pena, mas isso é uma realidade que a gente tem observado aqui!


Érika Mezabarba: Eu já ouvi você dizer na CBN que a Praia de Camburi não é bem utilizada, que o espaço poderia oferecer mais para os moradores e turistas. Você pode especificar melhor isso?
Thiago Hermínio: Olha... inicialmente é vontade política... porque o seguinte...quando era o Prefeito Luiz Paulo a Praia de Camburi sempre tinha alguma atividade... alguma atração, ele sempre estava trazendo jogo de volêi para cá, sempre tinha alguma coisa na praia. Depois que assumiu o PT... o João Coser ... isso acabouuuuu!!  A Praia de Camburi á noite "fica às moscas"!!! Não tem nada!!!!
Érika Mezabarba: E o que existia lá? Eu ainda não morava em Vitória nessa época!
Thiago Hermínio: Tinha palcos lá... tinha eventos, principalmente no verão, eles montavam arenas, campeonatos... sempre tinha alguma coisa acontecendo na praia. Já teve até concurso para a escolha do Rei Momo... sempre estava acontecendo alguma coisa.
Quer dizer... Vitória carece de espaço para eventos e o espaço onde poderia ser feito esta sendo inutilizado que é a Praia de Camburi; que é um lugar democrático de fácil acesso, amplo, enfim... Se esta desse jeito atualmente... é vontade política e falta de dinheiro tambéeeem. Porque? O reveillon daqui  de Vitória esse ano não teve nadaaaa no sentido de atração musical ,cultural.... só show pirotécnico, ainda assim  uma coisa “nas coxas” só para dizer que teve.... Eu fico com penaaaaaaa de quem passa o reveillon em Camburi viu! É uma pena!!!
Então... a prefeitura praticamente não está investindo em Cultura, cultura esta sendo renegada no 10º, 14º plano deles lá!... Até essa questão da iluminação de Natal, foi muito atrasada... o jornal a gazeta fez diversas reportagens sobre isso, enfim...
Então... a Praia de Camburi infelizmente é um lugar ocioso.. que não tem nadaaaaa!!!Eu espero que o próximo Prefeito olhe com mais carinho!
É ...Onde eu moro... a cidade que eu moro esta deixando muito a desejar!!!
Érika Mezabarba: Eu sinto falta de um palco fixo ali na Praia de Camburi, para os artistas se apresentarem, não precisava ser um palco grande não!! E é muito caro para a Prefeitura ficar montando e desmontando palco para  Eventos pequenos.
Thiago Hermínio: Eu acho que a  prefeitura atualmente não tem interesse... é uma pena... Não tenho nada contra o Coser, mas olhando para o lado da cultura o Coser deixou muito a desejar...E o Alcione... eu esperava muito mais dele!


Érika Mezabarba: O que você aponta que falta aqui?
Thiago Hermínio:...Uma casa de show descente, com palco, um acústico legal,  um espaço bacana... é isso que falta atualmente, porque Álvares Cabral ninguém mais aguenta!!! E os eventos que acontecem durante a tarde lá é um inferno, é muito quente!!! Eles têm um plano de fazer uma reforma já faz tempo... e eu não sei porque ainda não começou... porque realmente o capixaba tem viajado, tem comparado mais e quando volta ele vê... que aquele ginásio não comporta, não dá mais!!
O capixaba quer coisa melhor... quer uma casa de show descente... Vitória precisa de um espaço descente, alguma empresa poderia ajudar. Enfim... isso que tá faltando aqui em Vitória... uma casa de show bacana, descente...
Alguma empresa poderia ajudar com patrocínio, como existe no Rio de Janeiro o HSBC...
Como a Garoto é uma grande empresa forte aqui do Estado, fica aí a sugestão, poderia ser feita alguma coisa nesse sentido!
Érika Mezabarba: O SESC está investindo em cultura, reformando o Teatro Glória lá no Centro, as demais empresas deveriam seguir o exemplo e ajudar nossa cultura. Aliás as pessoas dizem que aqui em Vitória falta cultura!
Thiago Hermínio: As pessoas falam tanto que Vitória não tem cultura, mas cultura tem né cara? Vitória têm cultura, respira cultura... se você for no Centro de Vitória, aquilo ali é cultura viva!!! Se você der um passeio ali... é cultura é história...!!!
Têm as paneleiras.. Vitória tem uma cultura muitooooo forte. O que falta é interesse de investir  mais nessa cultura que existe... de atrair coisas legais... fazer coisas bacanas também... espaços melhores!!!


Érika Mezabarba: Que em "Vitória não tem o que fazer" não é totalmente verdade, então... vamos analisar.. é mal divulgado ou as pessoas preferem se acomodar e não pesquisam ou não se interessam?
Olha só... eu acho que falta mais divulgação, mas tem uma coisa que acontece... capixaba não desperta interesse para coisa que é da terra, capixaba não paga caro para ver um show de um artista daqui, ele paga caro no que é de fora; igual peça de teatro: vem aqui uma peça de 50 ou 60 reais as pessoas pagam; agora vai lá... “Por favor matem minha empregada” que estava a R$10.00, vê quantas pessoas estavam lá? "Quase ninguéeeeem"!!! Então as pessoas as vezes sabem o que esta acontecendo aqui, mas não tem interesse porque são daqui mesmo!
Divulgação têm... eu mesmo trabalho com isso, agora quando as pessoas não querem se informar então é porque não têm interesse!!!
Érika Mezabarba: Você entende tanto de Capixaba que eu estou até assustada, risos. Mas você gosta daqui, não é? E critica com o intuito de ajudar!
Thiago Hermínio: Sim, é uma crítica construtiva, não é crítica por criticar... para "pisar em cima" nãooo!...Eu converso sobre isso com pessoas que podem fazer alguma coisa. E assim... eu amo o Espírito Santo, mas eu amo mais ainda o meu  Estado, eu amo... sou apaixonado pelo Rio de janeiro!
Érika Mezabarba: Que tem muita opção né? risos
Thiago Hermínio: É ... lá é outra coisa... a Lapa.. aquilo que é vida, caraaaa!!! O que eu acho mais legal na Lapa no Rio de Janeiro é que o cara da Zona Sul se relaciona com o da Zono Norte, o mendingo tá passando e ninguém tá nem aí... as pessoas se misturam mesmoooo!
Já aqui em Vitória  se você sair num lugar que é conhecido como o lugar da noite que é o Triângulo das Bermudas, você não vê isso, as pessoas são mais elitizadas, as pessoas não se misturam lá, se passar um mendingo as pessoas já vão olhar com cara feia. Isso que eu gosto na Lapa... é por isso que eu adoro aquele lugar...
Érika Mezabarba: Na Rua da Lama as pessoas se misturam!!
Thiago Hermínio: É... na Rua da Lama um pouco mais, não é tão elitista, mas ainda é um pouco, eu acho!!
Na Rua da lama dá muito "pseudo-intelectual", gente  que estuda ali na Ufes e acha que sabe tudo da vida, que conhece tudo.. enfim... tem muita gente que... dá vontade de sair correndo!!! Enfim... a Lapa é um lugar único!


Érika Mezabarba: Quais são suas fontes para divulgar a programação de Vitória na CBN ? Você também sente falta de uma página na internet que informe sobre isso, de uma maneira bem abrangente?
Thiago Hermínio: As minhas fontes para a CBN são as próprias empresas... as assessoriasde imprensa... quando tem peça de teatro eu entro em contato com a produção.
Agora quanto ao lugar... acho que falta sim um local mais específico para o público se informar do que vai acontecer no final de semana... um site... Aqui na gazeta já tivemos essa idéia, mas a coisa acabou não vingando.. infelizmente...mas falta! 
Érika Mezabarba: Eu tento fazer isso no blog, mas infelizmente eu não disponho de tempo para conseguir "catar" tudo. E na internet eu tenho dificuldade em achar essas informações; as vezes o próprio estabelecimento não atualiza a programação em seu site.



Érika Mezabarba: Quando você não pode sair do Estado nos finais de semana Tiago, risos...Para onde você vai para se divertir e quais lugares você recomenda para os leitores do blog?
Thiago Hermínio: Olha.. para dançar eu gosto muito...adoroooo ir no Espaço Mahalo, as pessoas até acham que eu faço "jabá" para eles lá, mas não ganho nada não, realmente. Eu gosto de lá pelo ambiente... pelas pessoas que frequentam! Eu não gosto de ambiente que dá muita “garotada” igual no Malure por exemplo, enfim... apesar que eu não sou tão coroa, risos. Enfim.. é um lugar bacana pela música, o que “pega um pouco” é a questão do preço, poderia ser um pouquinhoooo mais em conta!
Érika Mezabarba: Vai ver que o preço que forma esse público, não é?
Thiago Hermínio: Exatamente...essa galera é mais velha, um pessoal mais bem sucedido, risos, é o que eu percebo lá! uma galera mais estabilizada!! O pessoal lá chega de lancha... você faz idéia... risos...
Outro lugar bacana também é o Barr Acústico...
Érika Mezabarba: Barr Acústico para quem não têm carro... "não rola" Tiago!
Thiago Hermínio: É... já até falei isso no ar aqui... Mas para quem puder ir... é um lugar aconchegante que não é tão caro assim; tem um preço bem bacana. Fica de frente para a praia e as bandas que tocam lá são bem legais!
Outra coisa legal para se fazer à noite...que eu gosto muito é sair para jantar... olha  um restaurante assim legal.. bacana...para quem conheceu uma pessoa nova e quer impressionar, quer causar uma boa impressão: Uma recomendação que eu dou, que eu acho legal é o Oriundi; que é um restaurante muitoooo bacana, legal... não é tão carooo... enfim o clima é bem agradável, o atendimento é excelente e o chefe é o conhecido Juarez (um dos maiores chefes de cozinha do Estado), ele cozinha super bem... é nosso colega aqui da CBN. 
Para quem quer um lanche rápido: Bully's na Praia do Canto; os lanches deles são maravilhosos! 
Então esses são os lugares onde gosto de sair... Espaço Mahalo, Barr Acústico e nos ensaios das escolas de samba (que acho um programão e barato, você samba... você se diverte... queima umas calorias)! risos. Eu gosto muito de ir nos ensaios das escolas de samba, principalmente agora que esta chegando a época pré-carnavalhesca: Gosto da Mug... acho lá bem animado!
Érika Mezabarba: É... mas para quem não tem carro, também não rola! Porque 507 também nãooo rolaaa! risos...
Thiago Hermínio: É... porque fica lá dentro da Glória mesmo! Teria que andar um pedacinho bom, viu! risos
Érika Mezabarba: Capixaba que quer sair de casa precisa ter carro! risos
Thiago Hermínio: É fundamental... porque Vitória da 00:00 não tem mais ônibus!


Gente...
Quero saber o que vocês acharam? Concordam com a opinião do Tiago?

8 comentários:

  1. Concordo. Vitória é péssima em matéria de lazer para os moradores e turistas. Agora, por exemplo, alta temporada e o que a cidade oferece aos visitantes? Nada!!! Tenho vergonha de viver aqui.

    ResponderExcluir
  2. Diversão no ES se resuma apenas a Guarapari.

    ResponderExcluir
  3. Tb o ouço na cbn e finalmente pude conhece-lo por foto. axei q ele foi mais critico aki do que na radio. parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!!
    Lembrando.. os que desejam se identificar nos comentários: basta digitar os dados de sua conta gmail ou orkut. Ou apenas assinem no final da postagem como anônimo!!

    Me sigam no Twiter: Érika Mezabarba

    bjs

    ResponderExcluir
  5. VITORINHA É UM C... E UMA B.... É A MAIS PURA REALIDADE. EU TB QD ESTOU DE FOLGA VOU P ILHÉUS OU PORTO SEGURO ME JOGAR POR LÁ. AQUI SÓ DÁ PLAYBOY E PATY NAS BOATES. TENHO NOJO DESTE POVO.

    LUCAS SANTOS

    ResponderExcluir
  6. É verdade concordo plenamente, parte dos capixabas (na sua maioria) gosta muito de ser o que não é, mostrar o que não tem, é o tal do "viver de aparência". O povo capixaba não seu une em prol de nada, só sabem reclamar e não tomam atitude!!

    ResponderExcluir
  7. Leiam o comentário do Marcelo Oliveira sobre a opinião do Thiago Hermínio:

    http://capixabaquersairdecasa.blogspot.com/2011/01/comentario-sobre-o-bate-papo-com-o.html

    Críticas construtivas são sempre bem-vindas!!!

    ResponderExcluir
  8. Prezada Erica
    Voce foi muito bem recomendada por uma amiga sua, e vi que ela tinha razão. Seu bolg está 10. Gostaria que voce me ajudasse a divulgar o HAPPY Family (vide a nota abaixo) pois terei o prazer de te liberar um credito de consumação rsrs. Abraço Etevaldo (happyfamilybicanga@hotmail.com)
    Agora voce pode ser soltar sua voz no Videoke do Happy family.
    O Happy family é um bar e restaurante que além de um ambiente agradável e familiar, temos Totó, espaço Kids, Videoke, DJ Vinicius Costa (ao Vivo) prato executivo a R$7,90, cerveja gelada e preços imbativeis.
    Happy family Aberto 5ª e 6ª apartir das 17 h, sabado de 10 as 24 e domino de 10 as 17 h
    Happy Family r. Belo Horizonte 114 - Praia de Bicanga -proximo ao quiosque Tubarão. reserva 98124630
    Happy family aqui sua familia é feliz

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!