terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Estação Porto

Foto: site oficial PMV

A Estação Porto é um ambiente de divulgação cultural no Centro de Vitória. Situada no Armazém 5 da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), concede aos turistas que chegam ao Porto de Vitória, em cruzeiros, a oportunidade de conhecerem tradições capixabas.
Além disso, realiza eventos culturais abertos ao público, como shows, espetáculos de dança e teatro, lançamentos de livros, exposições, mostras de cinema e vídeo, seminários científicos, saraus e recitais poéticos.
Criada em 2006, a Estação é uma das iniciativas de revitalização do Centro. As atrações culturais acontecem em diferentes dias da semana, reduzindo o esvaziamento da região provocado pela expansão urbana nas últimas décadas.
O ambiente possui palco, loja para a venda de comidas e bebidas, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade para deficientes físicos, cadeiras e mesas.
A Estação Porto em 2007 atraiu mais de 60 mil pessoas ao Armazém, para a apresentação de 200 atrações locais e 50 nacionais, dentre espetáculos de música, dança e teatro, além de saraus e mostras de cinema e vídeo.  Extraído do site da PMV


Eu já fui:
A Estação Porto poderia ser um espaço referencial em cultura aqui em Vitória, mas infelizmente é mais um local esquecido, poucos eventos acontecem lá.
Ano passado fui nesse local  assistir um Festival de música , foi bem legal, tinha bastante gente! O problema era o estacionamento, e o perigo para os pedestres, pois a calçada não é do nível da rua (deve seu 1m. mais alta), isso faz com que as pessoas tenham que caminhar dentro da avenida, onde os carros passam em alta velocidade!
Pesquisando sobre a Estação Porto, encontrei o blog do Luiz Fernando Barbosa Santos, que divulga os Eventos do Local:
http://estacaoporto.blogspot.com/      
Enviei um e-mail para o Luiz e ele me enviou as seguintes informações:

Prezada Érica,
A frequencia dos eventos diminuíram em função do aumento do número de cruzeiros marítimos que estão aportando em Vitória desde a temporada de 2010. Assim, como o espaço era mais utilizado no intervalo de uso do navios, permitia uma maior quantidade de conteudos culturais.
Sobre o projeto ESTAÇÃO PORTO, ele agora está sob gestão da Secretaria de Cultura que, assim que terminar a temporada de navios, voltará a ter mais atividades.


Luiz parabéns pela iniciativa!!!! Vamos torcer para que logo a utilização do espaço para eventos nos finais de semana sejam intensificados, oferecendo mais para turistas e moradores dessa linda cidade!



Acesso:
Avenida Getúlio Vargas, 556, Armazém 5 da Codesa, Centro
Vitória-ES


Fonte:
http://www.overmundo.com.br/guia/estacao-porto-armazem-5-vitoriaes-1
http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=estacaoporto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!