segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O lado B das praias

A situação das praias capixabas é triste... encontrei essa reportagem no site gazetaonline:


Faltam vagas, lixeira, banheiro... Esse é o lado B das praias

Banhistas de praias na Serra e em Vila Velha listam as principais dificuldades encontradas no verão

A Gazeta

Tatiana Wuotwuo@redegazeta.com.br
foto: Vitor Jubini
Lixo na Praia de Manguinhos
Lixo na Praia de Manguinhos
Um passeio na praia em um dia típico de verão é uma ótima opção, já que nesta época do ano a areia está cheia de gente e a água, mais do que nunca, refrescante. Mas é também nesse período que as deficiências estruturais de alguns balneários ficam mais evidentes. Isso acontece em Manguinhos, na Serra, e na Praia da Costa, em Vila Velha, por onde A GAZETA passou na tarde de ontem.

As reclamações dos frequentadores são parecidas: faltam lixeiras (que não dão conta da quantidade de lixo), chuveiros e banheiros públicos. O estacionamento também é uma questão problemática nos dois lugares: segundo banhistas, faltam vagas.

Em Manguinhos, a funcionária pública Sofia Perdigão - que passeava com a neta, Sarah Padilha - diz que o maior problema é não ter banheiro. "Ainda mais para quem tem criança", completa ela. "Para usar os banheiros dos restaurantes é preciso consumir. A gente também sente falta são os chuveiros", aponta. Sofia também chama a atenção para os pedregulhos presentes na areia. "São pedaços de concreto e paralelepípedos que podem machucar", diz.

Já para a consultora de vendas Glauria Moreira, a crítica maior, em Manguinhos, vai para estacionamento. "Frequento o balneário há 18 anos. Foram feitas aqui muitas melhorias, mas estacionar o carro é um problema. A gente tem que parar muito longe da praia para evitar o trânsito na hora da saída", afirma. Ela acrescenta outra questão: a da segurança. "Já fiquei sabendo de casos de roubo de carros por aqui quando a praia está muito cheia", destaca.

Em Vila Velha, o corretor José Luiz Santos reclama da falta de segurança e de lixo na areia. "As lixeiras não dão conta do que as pessoas jogam fora na praia", avalia. Já o estudante William Duarte acredita que a questão do lixo também passa pela falta de consciência de quem deixa latinhas, copos e papel na areia. "Devem ser colocadas novas lixeiras." Na Praia da Costa, outro problema é o trânsito: por lá, também é fácil encontrar muitos carros parados em locais proibidos.

Opinião nas ruas

"Tem muito lixo na areia"

"Vim passar o dia na Praia da Costa. Achei ela bem frequentada, com espaço para cultura e para os esportes,
mas há muito lixo na areia. Acho que uma campanha de conscientização poderia ajudar."

"Faltam banheiros públicos"
"O mar em Manguinhos é muito bom, mas essa urbanização que foi feita aqui deixou a desejar. É preciso arrumar alguma solução para os carros. Outra coisa é a falta de banheiros públicos."

"Trago minha sacola de lixo"
"Gosto de vir na Praia da Costa, porque é mais tranquila para trazer criança. Mas faltam banheiros públicos,
e as lixeiras são poucas, sempre tem lixo na areia. Para evitar isso, eu trago minha própria sacola."

Orla terá mais fiscalização, sinalização e chuveiros
Mais chuveiros e banheiros, além de fiscalização para impedir estacionamento em local proibido. Essas são algumas das promessas das prefeituras diante das reclamações feitas por banhistas na Praia da Costa, em Vila Velha, e em Manguinhos, na Serra.

O secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, afirma que o número de vagas para veículos em Manguinhos foi decidido em assembleia junto com moradores e comerciantes do balneário. Ele disse que a praça é usada como estacionamento por conta de uma solicitação da Comissão de Trânsito de Manguinhos. "Todo mundo quer estacionar na vila, mas no entorno há outras áreas com espaço para deixar o carro", garante.

Mais agentes
Ele garante que, quando as obras de infraestrutura estiverem prontas, a sinalização será finalizada, e a fiscalização sobre estacionamento vai aumentar. Hoje, três agentes atuam por lá, e só no final de semana passado foram aplicadas 38 multas por estacionamento irregular.

Já o secretário de Serviços da Serra, Aldair Xavier, disse que os banheiros públicos devem ser instalados ainda no verão, assim como as duchas. Sobre as lixeiras, serão instaladas, a partir da segunda quinzena de fevereiro, 4 mil novas papeleiras em pontos de grande movimentação no município.

Em Vila Velha, o secretário de Transporte e Trânsito do município, Bruno Lorenzutti, disse que o trecho fotografado por A GAZETA está mesmo proibido para estacionamento. "Para solucionar, abrimos 150 vagas de estacionamento na Avenida Gil Veloso e liberamos a Avenida Hugo Musso aos sábados, domingos e feriados, sem limitação de horários", acrescenta.

 
 

Um comentário:

  1. Mais do que conscientizar a população é necessário conscientizar os políticos e governantes!
    As praias precisam ser preservadas e a qualidade de vida garantida!
    Parabéns pela divulgação da matéria Érika!
    Bjus

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!