terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pesquisa aponta preferências dos capixabas

O Top Five é realizado anualmente pela Futura Pesquisa e Consultoria com o intuito de captar qual a preferência dos capixabas na área econômica (produto de exportação) e turística (principais atrativos, praias, cidades e festas) no Espírito Santo. Dessa forma, o Top Five é uma pesquisa que avalia a preferência dos capixabas e permite fazer o acompanhamento histórico dos quesitos avaliados.

O produto de exportação que mais se destaca no Espírito Santo ainda é o café (21,6%). Contudo, esse resultado é 14,7 pontos percentuais menor do que em 2005 (primeiro ano da série). Além disso, o minério de ferro permanece em segundo lugar, seguido do mármore e granito.

O ponto turístico mais importante no Espírito Santo continua sendo o Convento da Penha (43,5%). Em seguida, a preferência do capixaba está nas praias (10,2%). Entre 65,7% dos entrevistados da classe A/B e entre 61,3% dos que possuem ensino superior a escolha do Convento da Penha é maior.

Em relação às praias do estado, o balneário mais bem avaliado pelos entrevistados foi a Praia da Costa (20%). Em seguida tem-se Guarapari (16,7%). A Praia da Costa é a preferida entre os moradores de Vila Velha (31,4%) e Cariacica (31%), enquanto que em Vitória a preferência são as praias de Guarapari (24%). Já os moradores da Serra (26%) acham que Jacaraípe é o melhor balneário do Espírito Santo. As praias preferidas por todos os entrevistados em cada município foram: Vitória – Camburi (38,3%); Vila Velha – Praia da Costa (52%); Serra – Jacaraípe (20,1%) e Guarapari – Praia do Morro (19,7%)

No que tange às cidades do estado, a pesquisa apontou que, para 42,3% dos capixabas, Domingos Martins/Campinho é a melhor cidade de montanha do estado. Em seguida tem-se Pedra Azul (9,2%) e Santa Teresa (5,7%). Em se tratando de melhor cidade para se viver, Vitória se destaca com 17%, seguida de Vila Velha com 15%.

A Festa de Nossa Senhora da Penha (21,9%), o Aniversário de Vitória (9,5%), o Carnaval (8,7%), a Festa da Polenta (6,7%) e a Festa de São Benedito (5,7%) foram considerados os cinco primeiros eventos (festa popular) mais importantes do Espírito Santo.

Os melhores produtos, as melhores praias, atrativos, cidades e festas já foram escolhidos. Agora resta-nos aproveitar cada uma dessas maravilhas da terra capixaba. (2011, site futura)
Fonte: http://www.futuranet.ws/xpesquisas.asp?tb=semanal&id=152

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!