sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Vitória Design: artes integradas

Vitor Lopes
Mulher entra em edifício que será sede do Espaço Vitória Design

Em 2010, durante a Conferência Nacional de Cultura, o Ministério da Cultura aumentou a sua aproximação com três áreas de manifestação artística: moda, design e arquitetura. As produções desses segmentos passaram, definitivamente, a ser consideradas manifestações da identidade brasileira e, por isso, devem ser contempladas nas ações de instituições que fomentam e apoiam a cultura.

Em sintonia com esse novo pensamento, a Secretaria de Cultura de Vitória lançou o projeto do Espaço Vitória Design, que é um dos centros pioneiros na divulgação da história e das manifestações que envolvem a área.

O Espaço Vitória Design visa a promover, valorizar e documentar o impacto das expressões humanas realizadas por meio dessa atividade nos âmbitos regional, nacional e mundial, enfocando sempre a contribuição brasileira ao universo de criação do design.

Uma das atividades desenvolvidas será o levantamento da história do design gráfico, por meio de grandes nomes dessa área, seus principais trabalhos, suas principais técnicas, e apresentá-los ao público com informações pesquisadas e colocadas em suportes digitais interativos, projeções, aplicativos multimídia e jogos.

Biblioteca de Patrimônio Histórico e Cultural


O Espaço Vitória Design comporta a Biblioteca Setorial de Patrimônio Histórico e Cultural, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
As visitas para pesquisa devem ser previamente agendadas pelo telefone ou pessoalmente e o pesquisador não poderá retirar os livros para empréstimo. A consulta é somente no local. Não é necessário cadastro.

Inicialmente, o acervo conta com 100 livros específicos na área de Patrimônio, mas a ampliação de títulos disponíveis vem sendo feita através de doações de órgãos estaduais e federais. Há publicações da Unesco, do IPHAN, do governo do Estado e de historiadores locais, assim como material de audiovisual e projetos desenvolvidos na mesma área e revistas.

Onde fica o Espaço Vitória Design

Endereço: Praça Ubaldo Ramalhete, no Centro de Vitória.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
Telefone: (27) 3132-8383.

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semc.php?pagina=espacovitoriadesign

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!