sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Meaípe

 
     A praia
         Foto: Érika Mezabarba Riva

 
                                                              Foto: Érika Mezabarba Riva



                                                           Foto: Érika Mezabarba Riva



                                                    O lindo pardal - atendendo a pedidos!!!
                                                                          Foto: Érika Mezabarba Riva


Com características de aldeia de pescadores, a praia é uma das mais badaladas do balneário no período de verão. Casas noturnas, shows, bons restaurantes especializados em frutos do mar e comidas típicas fazem de Meaípe uma das praias mais requisitadas pelos turistas.
Como aldeia de pescadores, Meaípe tem suas peculiaridades, como tradições e lendas que convivem até hoje com a atividade turística. Entre as atividades mais conhecidas estão as rendeiras. A tradição é passada de mãe para filha, de geração em geração. Hoje, o número de rendeiras caiu muito. Subvalorizado, o trabalho artesanal e cuidadoso das rendeiras cedeu lugar para outras atividades mais rentáveis ligadas ao turismo, embora não tão interessantes culturalmente.

Lenda

Entre as lendas - ou "causos" - que marcam o local, destaque para a lenda do xaréu na rede, na qual um período de escassez havia afastado das praias locais o peixe em questão, principal fonte de renda dos pescadores. Certo dia, no entanto, toda comunidade estava reunida na igreja de Santana para uma missa, quando de repente se ouviram gritos de "Xaréu na rede!". Os fiéis abandonaram a igreja e correram para a praia, deixando o padre sozinho. Por conta dessa lenda, os moradores do bairro são conhecidos em todo município como "xaréis", apelido que alguns rejeitam. Site Wilkipedia

Pesquisando sobre Meaípe.. cheguei a conclusão de que o prato típico do local é Bolinho de Aipim, por toda a beira-mar você encontra diversas opções desse prato. Inclusive no blog Moqueca com pimenta o bolinho também é citado:

http://moquecacompimenta.blogspot.com/2008/02/bolinho-de-aipim-da-tia-zez.html

 
Eu já fui: 
Estive em Meaípe no último final de semana, praia de águas calmas! Lugar excelente para relaxar, nada de carros com som alto na beira da praia! É para curtir o barulhinho do mar mesmo!!!!
A orla não é calçada, então a  faixa de areia compõem um ar bucólico ao local!

                                       Fonte da imagem: http://www.meaipe.com/fotos-de-meaipe-guarapari-es.htm


Fomos  comer o famoso bolinho de aipim... mas antes, pausa para a foto do Sr. Ledir, que estava chegando com uma caixa de lagostas:

Foto: Érika Mezabarba Riva


 Foto: Érika Mezabarba Riva


 Foto: Érika Mezabarba Riva



Voltando ao bolinho... bolinho da tia zezé.. tia... comemos o da tia Júlia!!!!



 
Foto: Érika Mezabarba Riva
 

 
 Foto: Érika Mezabarba Riva



O que eu escolhi foi com recheio de carne com queijo! Olha ele aí, é um super bolinho.. enorme.. uma refeição!!! Eu nem consigui comer um inteiro!!!!
O preço? A partir de R$5.50!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!