sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pesquisa semanal

Leandro de Souza Lino



Considerando-se hábitos culturais como os costumes que alteram o cotidiano da população, a Futura
foi as ruas saber a opinião dos moradores da Grande Vitória. Observa-se que as atividades mais
citadas foram os shoppings. A segunda atividade mais citada foram os eventos religiosos, com 33,5%
das respostas, seguidos por cinemas, eventos em seus bairros, feiras e apresentações musicais. A
frequência a shoppings foi mais citada em Vila Velha e Cariacica. Por faixa etária, os mais jovens
citaram o shopping como principal hábito cultural, e os mais idosos, os eventos religiosos. Os eventos
religiosos também foram os mais citados entre os evangélicos.
O gasto médio dos entrevistados com seus hábitos culturais na Grande Vitória totalizou R$ 131,41
por mês. Entre os que não frequentam atividades culturais, os motivos de destaque foram porque não
gostam, a falta de companhia e a de segurança. Por sexo, o fato de não gostarem foi o mais citado
entre os homens, e a falta de companhia, entre as mulheres.
Para os entrevistados, o principal símbolo da cultura tanto da Grande Vitória como do Espírito Santo
é o Convento da Penha. Ainda sobre o Convento da Penha como símbolo cultural do Espírito Santo,
o município que apresentou o menor percentual de respostas foi a Serra, e a religião que apresentou
o menor percentual foi a evangélica.
Sobre o principal símbolo cultural do estado, o Convento da Penha foi seguido pela Pedra Azul,
caracterizada também como um dos principais pontos turísticos, pelo Congo e pela Festa da Polenta.
Enquanto para a Grande Vitória, entre hábitos culturais, o Convento foi seguido pelos shoppings, pela
Praia da Costa, pela panela de barro e pela Catedral de Vitória.
Sobre as opções culturais na Grande Vitória, percebe-se que a avaliação foi positiva para 61,8% dos
entrevistados, regular para 29,1%, e negativa para 6,7%. Sobre os pontos turísticos da Grande
Vitória, tem-se que 21,7% dos entrevistados não os frequentam e 19,5% os frequentam uma vez por
mês. Além disso, os que frequentam os pontos turísticos até uma vez por mês totalizaram 38,7%. Os
principais pontos turísticos que os entrevistados frequentam são o Convento da Penha, com 40,3%
das citações, os shoppings, com 27,3% e a praia da Costa, com 20%.


A pesquisa completa esta disponível no site futura net:

Leandro de Souza Lino é mestre em Economia Aplicada e analista de pesquisas da Futura
3235-5422 / 9964-3238


RESULTADO GERAL
Cite as principais atividades culturais que o(a) sr.(a) frequenta na Grande Vitória
Opções (%)
Não frequenta 15,5
Shopping 36,7
Eventos religiosos 33,5
Cinema 23,6
Eventos em seu bairro 16,5
Feiras 15,8
Apresentações musicais/shows 13,1
Pontos turísticos 9,6
Exposições 7,1
Teatro 5,2
Museus 3,4
Nenhum desses 4,9
NS/NR 1,0

Total 186,0
Número de entrevistas: 406
*O entrevistado podia citar mais de uma opção de resposta

HÁBITOS CULTURAIS CAPIXABAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!