terça-feira, 15 de março de 2011

Arquivo Público

Hartung destaca investimentos no resgate da história capixaba em visita ao Arquivo Público


Fotos Thiago Guimarães / Secom
Governador: o Governo do Estado vem investindo em projetos e ações que têm a finalidade de resgatar a história do Espírito Santo.

O governador Paulo Hartung visitou a nova sede do Arquivo Público do Espírito Santo. Além de conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão, Hartung aproveitou para ver as obras de adaptação e modernização que estão sendo executadas no local. A visita foi acompanhada pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Neivaldo Bragato, pelo diretor geral do Arquivo Público, Agostino Lázaro, e por diretores do órgão.

A nova sede do Arquivo Público, localizada na rua 7 de Setembro, no Centro de Vitória, conta com espaço ampliado e oferece melhores condições de atendimento ao público.  O local também proporciona uma maior segurança ao acervo do órgão. As obras de adaptação e modernização estão orçadas em R$ 3,6 milhões, incluindo investimentos na modernização física e em equipamentos. A previsão é que a reforma seja concluída no início do próximo ano.

A mudança da antiga sede ocorreu em 2008, porque a antiga sede já não comportava o acervo, que vem crescendo cada vez mais. A antiga sede, construída em 1925, durante a administração do Presidente do Estado Dr. Florentino Avidos, funcionava na rua Pedro Palácios, na Cidade Alta.

Visita ao Arquivo Público.

O diretor técnico do Arquivo, Cilmar Franceschetto, ressaltou que a nova sede do órgão representa uma conquista.  “Nas últimas décadas, o Arquivo se aperfeiçoou e buscou apresentar novos projetos e serviços, de acordo com a demanda da população. É o caso, por exemplo, do projeto “Arquivo Itinerante”, inédito no país, no qual criamos uma interatividade com a população capixaba, prestando serviço e enriquecendo nosso acervo”, afirmou.

Visita ao Arquivo Público.

O governador Paulo Hartung enfatizou que o Governo do Estado vem investindo em projetos e ações que têm a finalidade de resgatar a história do Espírito Santo e que a mudança da sede do Arquivo Público e as obras de adaptação e modernização do órgão fazem parte desse trabalho.

Visita ao Arquivo Público.

“O capixaba ainda conhece pouco a sua história. Por isso, temos investido para difundir a cultura e a história de nosso povo. Precisamos conhecer nosso passado, para construir no presente um futuro de prosperidade compartilhada e de igualdade de oportunidades”, afirmou.

Visita ao Arquivo Público.

Projetos
Serviços e produtos estão sendo produzidos para o Arquivo Público, principalmente através de seu site (http://www.ape.es.gov.br/), dentre eles o “Portal do Imigrantes” e o projeto “Sensos Capixabas”, este último apresentando nomes de escravos e índios. O objetivo deste último projeto é fortalecer o acervo dessas populações que tiveram papel importante na formação da identidade capixaba.

Visita ao Arquivo Público.

Arquivo Público
Fundado em 18 de julho de 1908 pelo então governador do Estado, Jerônimo de Souza Monteiro, o Órgão tem como principal função recolher, tratar, preservar e divulgar a documentação pública do Executivo do Estado.
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo conta com aproximadamente 11 fundos documentais, de valor permanente, sendo estes preservados em caráter definitivo. Eles são divididos nos seguintes temas: AGRICULTURA, Departamento EstaduaL de Imprensa e Propaganda (DEIP), Departamento Oficial de Propaganda (DOP), EDUCAÇÃO, FAZENDA   GOVERNADORIA,  INTERIOR E JUSTIÇA, POLÍCIA ,  TER,  VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS.   Cada tema trata sobre um período ou movimento histórico do Espírito Santo. Ao pesquisar sobre o conteúdo Agricultura, por exemplo, a pessoa terá acesso a documentos que retratam a Colonização e Imigração Estrangeira no Espírito Santo, abrangendo os períodos Imperial e Republicano.

Visita ao Arquivo Público.

Há ainda os Arquivos Intermediários (são conjuntos de documentos que já deixaram de ser considerados arquivos correntes, mas ainda são usados em razão do seu interesse administrativo, como por exemplo, processos referentes à documentação de pessoal e financeiro, correspondências, etc...) e os Arquivos Privados, que consiste em documentos produzidos por diversas pessoas, em decorrência de suas atividades intelectuais (esses recolhimentos são frutos de doações familiares).

Visita ao Arquivo Público.

O Arquivo Público conta ainda com a Biblioteca de Apoio Maria Stella de Novaes, cujo o conteúdo da massa documental está relacionada principalmente à história política, social e econômica do Estado do Espírito Santo. Fazem parte deste departamento acervos fotográfico, sonoro, plantas e mapas, microfilmes, etc., armazenados em ambiente climatizado, com controlador de umidade relativa ao ar.

Visita ao Arquivo Público.

Dentre os documentos impressos estão os Anais, Anuários, Boletins, Jornais, Legislação avulsa do Estado, Publicações Oficiais, Revistas, Jornais e Livros sobre o Estado do Espírito Santo.


Eu já fui:
Fui no Arquivo Público na época que fazia faculdade (meados de 2006), conheci o antigo prédio onde ficava o Arquivo (na cidada alta): Um prédio histórico, lindooo, no seu interior existe uma escada de madeira lindaaa em espiral, mas infelizmente o prédio está abandonado, já foi até condenado pela defesa civil!!! E esta até hoje abandonado!!!! Merecia uma reforma!!!


APE
Antiga sede do Arquivo
Fonte: site do Arquivo Público Estadual


ape
Escadaria de madeira que dá acesso ao segundo pavimento do imóvel.


Na época de minha visita... parte do acervo já havia sido transferido para o novo prédio, onde atualmente funciona o Arquivo Público!

Os Arquivistas, historiadores e demais funcionários que lá trabalham.... armazenam e conservam verdadeiros tesouros da história capixaba!!! Além disso tornam possíveis importantes projetos entre eles o que é voltado à "história dos imigrantes"!

Faça uma visita e conheça um pouco mais da nossa História!


Acesso:
Rua Sete de Setembro, 414 
Centro 
Vitória - Espírito Santo

Atendimento ao público: das 10:00 às 17:30 horas




Contato:
Tel: (27) 32.23.75.24 - Fax: (27) 32.23.29.52
http://www.ape.es.gov.br/index2.htm


Fonte: http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99716281


Fonte: site do Arquivo Público Estadual

APE
Sede atual do Arquivo
Fonte: site do Arquivo Público Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!