terça-feira, 1 de março de 2011

Vitória ganha seu primeiro Jardim Sensorial

 
A partir deste mês, os moradores da Grande Vitória passam contar com um espaço onde é ssível ver, ouvir e sentir a natureza de uma forma totalmente inovadora. Com uma estrutura que promete explorar e estimular os cinco sentidos do ser humano, a Vale inaugura o primeiro jardim sensorial permanente da Grande Vitória nesta terça-feira, dia 1º de março.

Iniciativa da Vale, o Jardim Sensorial é um espaço de cerca de 100 metros quadrados e fica no Parque Botânico Vale. A ideia é dar uma nova opção de lazer e integração com a natureza às pessoas com deficiência, além de ajudar a compreender como essas pessoas conseguem captar toda a riqueza à sua volta usando cada um dos cinco sentidos.

"Nosso principal objetivo é oferecer uma opção diferenciada de interação com o meio ambiente, além de permitir que os nossos visitantes percebam a natureza e toda a sua beleza sob a ótica dos deficientes. Também faz parte da proposta do Jardim Sensorial o estímulo ao equilíbrio, à percepção, ao desenvolvimento físico e mental dos visitantes e à criação de novas alternativas para a aprendizagem de cores, plantas e animais", explica a supervisora do Parque Botânico Vale, Tânia Semedo.

A visita ao espaço é muito simples e rica. O tato é explorado por meio do contato direto com as plantas e com os diferentes tipos de piso que revestem o local, como madeira e grama. Já o olfato é estimulado por um conjunto de diferentes perfumes de ervas aromáticas, temperos e plantas medicinais. A audição é trabalhada tanto pelos sons próprios do Parque e de sua fauna e flora, quanto pelo sistema de sonorização do Jardim, que reproduz o canto de pássaros e de outros elementos da natureza, como o de um pequeno canteiro com cascata de pedras que simula o som de cachoeira.

Pensa que acabou? Pois vai ficar um gostinho de quero mais. O paladar também será posto à prova no Jardim Sensorial pela experimentação de alguns temperos e ervas. Tudo com a vista de um conjunto formas, cores e volumes, que completa a brincadeira dos sentidos.

Para atender a todos os visitantes no novo espaço, os orientadores do Parque Botânico Vale receberam treinamento em Libras, a linguagem dos sinais utilizada por pessoas com deficiência auditiva.


Acesso:
Parque Botânico da Vale
Vitória -ES



Fonte: http://saladeimprensa.vale.com/pt/pauta_online/index.asp?id=105

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!