segunda-feira, 4 de abril de 2011

Internet sem fio em alguns pontos turísticos de Vitória

Agora vai ser possível ficar conectado à internet em alguns pontos turísticos da cidade:

Samira Gasparini
Rapaz sentado em mesa de praça, à beira-mar, digitando em laptop

O Vitória Digital é um conjunto de tecnologias que permitem a qualquer cidadão acessar a rede mundial de computadores utilizando recursos de uma rede sem fio, sem necessidade de um provedor comercial. O objetivo do programa é promover a inclusão digital, apoio ao turista e o desenvolvimento econômico por meio de uma rede pública de acesso à internet.

Atualmente, o sinal gratuito é oferecido em seis áreas da cidade.
A abertura em Vitória do sinal gratuito de internet vai contribuir para a utilização, criação e manutenção de vários serviços hoje disponibilizados no mundo digital, como acompanhamento de sites noticiosos, pesquisas educativas, confecção e manutenção de blogs, participação de redes sociais (twitter, orkut e facebook), acesso aos serviços municipais, bancários, compras governamentais e educação a distância.

Nesse processo de inclusão sociodigital a cidade de Vitória se destaca no cenário nacional. Com mais de 320 mil habitantes, a capital tem uma infovia municipal (Rede Metrovix) que interliga à rede da prefeitura todos os sistemas de saúde, educacional e administrativo do município, facilitando a ampliação do processo de democratização das informações por meio do acesso livre à internet.
Ainda dentro da proposta de ampliação de oportunidades de acesso da população ao mundo digital, há telecentros de informática e negócios instalados na capital, para acesso à internet e cursos de informática.


Seis áreas com sinal liberado para internet em Vitória

Vitória dispõe de seis áreas com sinal liberado para acesso à Internet, sem necessidade do uso de provedor comercial. São elas: Jardim Camburi, nas imediações da unidade de saúde; Ilha das Caieiras, ao longo da avenida Beira-Mar até o restaurante Desfiadeiras de Siri; Parque Moscoso, no Centro; Parque Pedra da Cebola, na Mata da Praia; Mercado São Sebastião, em Jucutuquara; e no Horto de Maruípe.

A liberação de sinal é a proposta do Vitória Digital, que foi implantado em caráter experimental em setembro de 2009, com a oferta de duas áreas (Jardim Camburi e Ilha das Caieiras). Um ano depois, a oferta foi ampliada para dois parques municipais, para o Mercado São Sebastião e o Horto de Maruípe.

A conexão à rede sem fio pode ser feita por computadores de mesa, notebook, telefone ou qualquer equipamento que tenha conexão wireless e navegador (internet explorer, firefox, netskip). Nos dois locais com sinal aberto, para entrar no sistema, o usuário, ao abrir o computador, buscará as redes wireless disponíveis na barra de rolamento de sua máquina e selecionará a rede de nome "Vitória Digital".
Ao abrir o navegador, o internauta será direcionado para a página contendo o Termo de Permissão de Uso que garantirá o acesso livre à internet, após o aceite do usuário.


Qualidade da Transmissão

Como o sinal está disponibilizado em vias públicas, em alguns casos, para manter a qualidade da transmissão, é necessária a instalação em residências de roteadores e antenas externas, pois paredes, árvores, janelas espelhadas e caixas d'água podem atrapalhar a emissão do sinal gratuito.

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/turismo.php?pagina=sinalliberado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!