quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estande da Prefeitura conquista crianças e adultos no primeiro dia da 9ª Feira da Terra


Nesta quarta
-feira (18), primeiro dia da 9ª Feira da Terra, em Vila Velha, o estande montado pela Prefeitura atraiu e conquistou crianças e adultos que passaram pelo local. O espaço tem a proposta de despertar e estimular os visitantes para as questões ambientais voltadas para a sustentabilidade. Cada detalhe das peças, feitas com ecomateriais, tem relação com o tema do estande: “Consumo Consciente”. O estande ficará aberto para visitação até o domingo (22), no Parque da Prainha.

Durante todo o dia mais de 20 escolas passaram pelo local. A aluna Milena da Silva Santiago (foto ao lado), da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, disse ser apaixonada pelo assunto. “É a segunda vez que participo da Feira da Terra. Pequenas coisas podem ajudar o meio ambiente. Eu faço minha parte, evito jogar lixo no chão e também me preocupo com o desperdício de água”, contou. 

Segundo Márcia Rodrigues Bispo, o espaço da Prefeitura chamou sua atenção pela criatividade. “Está muito interessante. Além de gostar muito do assunto, minhas duas filhas acabaram de discutir meio ambiente na escola. Agora elas estão tendo a oportunidade de ver ao vivo algumas experiências que foram explicadas na sala de aula” contou.

Ciclorrede
Dentro do estande da Prefeitura, o espaço de mobilidade urbana chamou a atenção de todos. Com uma bicicleta ergométrica de frente para uma tela,  o visitante pode simular um passeio pela ciclorrede de Vila Velha. O trajeto começa na Praia da Costa e passa por vários locais como Itapoã, Itaparica, Rodovia Darly Santos, Rodovia Carlos Lindenberg, Glória e Centro.

Vila Velha está se tornando a primeira cidade do Estado a ser interligada por uma ciclorrede. Já são mais de 33 km de ciclovia e, atualmente, mais 7 km estão em construção. O projeto é ter todos os bairros do município interligados. Terra Vermelha, Barra do Jucu e Alvorada já fazem parte da ciclorrede.
A estudante Ana Paula Jesus Almeida, 13 anos, gostou bastante da experiência. “Adorei a novidade. Gosto muito de andar de bicicleta. Nunca andei todo aquele percurso da simulação, mas a sensação é ótima. Parece que estamos lá mesmo”, disse.

Estande
Montado na parte central da Feira da Terra, o espaço da Prefeitura promove a integração e a coletividade entre as pessoas. Com uma instalação que traz o grafite como expressão artística, em uma representação da cidade, logo na entrada o visitante do estande depara com um interessante jogo caça-palavras, com expressões que remetem a atitudes sustentáveis.

A proposta é que, ao entrar no ambiente, as pessoas reflitam sobre temas como ideias renováveis e tecnologia. As experiências e vivências coletivas darão oportunidade aos visitantes de firmarem um compromisso no intuito de contribuir na construção de uma cidade melhor.

Eles poderão gravar depoimentos, que serão expostos por meio de quatro personagens: a dona de casa, o jovem, o trabalhador e a criança. Eles têm o formato de edifícios e, em seus rostos, encontram-se monitores, que exibirão, ao longo do evento, os depoimentos dos visitantes. Uma das marcas do espaço é estimular os frequentadores a pensarem sobre o posicionamento de cada um no meio ambiente.

O estande vai disponibilizar também material com dicas, informações e links de  atitudes de consumo consciente, divididas em cinco grupos: água, energia, consumo, cidadania e reciclagem.

Por meio de mensagens expostas de diversas formas, o intuito é que os participantes se conscientizem sobre os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente para que possam adotar uma nova postura e mudar a realidade do planeta em prol da qualidade de vida.

Todo o estande da Prefeitura utiliza ecomateriais. Os carpetes são feitos com 100% de fibra de pet e resina sintética e a marcenaria é de madeira OSB, produto reciclável de grande resistência mecânica e ecologicamente correto. Duráveis e versáteis, as tintas utilizadas são à base de água, e os sofás do espaço são revestidos com retalhos de tecido de algodão.


Serviço:
Localização: Parque da Prainha, em Vila Velha
Horário de funcionamento: De quarta a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 18h.
Para agendar visitas escolares: 3149-7264

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/Not%C3%ADcias/Geral/14231-estande-da-prefeitura-conquista-criancas-e-adultos-no-primeiro-dia-da-9o-feira-da-terra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!