segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Novo espaço cultural será construído em Jardim da Penha

Faz algum tempo que esse imóvel é uma novela para os moradores de Vitória, que aguardam ansiosos por uma decisão da justiça e por uma destinação adequada do galpão. Espera-se que essa destinação beneficie a cultura capixaba (que carece de espaço). Essa novela já foi citada aqui no blog pelo Marcelo Quintaes: http://capixabaquersairdecasa.blogspot.com/2011/01/comentario-sobre-o-bate-papo-com-o.html
E hoje divulgo para vocês uma boa notícia publicada pela Rede Gazeta (parece que a solução esta à caminho):


Brunelli Duarte
bduarte@redegazeta.com.br
foto: Chico Guedes
IBC
Total
32 mil m2

Essa é a dimensão total dos extintos galpões do IBC. Atualmente, Conab ocupa dois galpões, onde armazena grãos  - principalmente milho - e outras mercadorias.

Centro cultural

4,5 mil m2
Essa é a área que será repassada para a Prefeitura de Vitória. O espaço deverá abrigar um centro de memória do café, biblioteca, teatro e até um centro de convivência.
O espaço dos galpões do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC), em Jardim da Penha, enfim, deve se tornar propriedade do município de Vitória. Depois de anos de impasse e de reivindicação dos moradores para transformar o local em um espaço de interesse da comunidade, a Superintendência da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) garante que a transferência de parte da área já está praticamente certa.

Atualmente, os galpões pertencem à União. Da área total de 32 mil metros quadrados, cerca de 4,5 mil serão cedidos ao município. De acordo com a SPU, a transferência está dependendo apenas de aprovação na Câmara de Vereadores.

Segundo o secretário de Projetos Especiais da prefeitura, João Luiz Paste, a intenção é construir um espaço cultural e de lazer. O local deverá abrigar um centro de memória do café, biblioteca, teatro e centro de convivência.

A proposta será feita depois de discussões com a comunidade e só deve ser iniciada após todo o processo na Câmara. "A ideia é que o projeto de lei para ser enviado ao legislativo seja feito em duas semanas", explica.

A expectativa é de que, até o fim do ano, o espaço já esteja em posse da prefeitura para, então, começar o debate com a população.

Segundo o secretário, a demora para a transferência da área foi por conta da dificuldade de chegar a uma proposta que atendesse a todos os órgão envolvidos, já que, no local, ainda são desenvolvidas algumas atividades.

A área


Espaço
Os galpões do extinto Instituto Brasileiro do Café (IBC) ocupam um espaço de 32 mil metros quadrados
Divisão
Cerca de 5,6 mil metros quadrados foram cedidos à Superintendência Federal da Agricultura no Espírito Santo, em outubro de 2009


Outra parte


A ideia é que cerca de 4,5 mil metros quadrados sejam cedidos ao município de Vitória. Para isso, é preciso ter uma autorização da Câmara Municipal de Vitória
Armazenagem
O restante da área - cerca de 22 mil metros quadrados - continuará pertencendo à União. Atualmente, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ocupa dois galpões, onde armazena grãos - principalmente milho - e outras mercadorias
.

Antigos


Os galpões estão em Jardim da Penha antes mesmo de o bairro começar a ser habitado, no final da década de 60, sendo as edificações mais antigas da região
Pedido
Os moradores reivindicam a área há anos para que seja aproveitada como área de lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!