segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Quarta Ponte: projeto começa até dezembro

A ideia é iniciar a obra entre Cariacica e Vitória em 2013


foto: Vitor Jubini
Ciclistas trafegam na rodovia Serafim Derenze em ResistÍncia. Carros estacionados na ciclovia dificultam a circulaÁâ??o das bicicletas - Editoria: Cidade - Foto: Vitor Jubini
Edital para projeto de anel viário
Até o final deste ano será divulgado o edital para contratar a empresa que fará o projeto executivo de construção do anel viário entre Cariacica e Vila Velha. As obras devem começar no primeiro semestre de 2013. A via terá 600 metros de extensão. Será uma ligação entre a BR 262 e a Avenida Carlos Lindenberg. A Avenida Serafim Derenze terá o traçado duplicado para receber a nova via

Maurílio Mendonça
mgomes@redegazeta.com.br

O projeto para a construção da Quarta Ponte, ligando Vitória a Cariacica, deve ficar pronto até o final do ano que vem. O Estado está em busca dos recursos e deve começar a obra a partir de 2013. A próxima etapa é abrir, até o final deste ano, o edital que vai contratar a empresa responsável pelo projeto executivo.

Segundo o secretário estadual de Transporte e Obras Públicas, Fábio Ney Damasceno, o projeto vai definir exatamente onde vai começar e terminar a ponte, além de estipular o valor exato do projeto. Os recursos para a execução da obra podem ser próprios, por meio de financiamento ou repasse do governo federal.
 
 
"Não sabemos quanto deve custar, não dá para mensurar. Só decidimos, por enquanto, que vai ligar a Avenida Serafim Derenze, na Capital, à região da orla de Cariacica. No município, haverá dois acessos para a ponte, um vindo da região do Terminal de Itacibá e outro da Rodovia do Contorno", diz Damasceno.

CaracterísticasA previsão é que cada direção da via fique com duas ou três faixas de rolamento, com possibilidade de separar as faixas para os ônibus do corredor exclusivo.

Além disso, a estrutura não deverá ser tão alta quanto a Terceira Ponte. É mais provável que tenha altura semelhante à Segunda Ponte. "Não será necessário se preocupar com a passagem de embarcações, porque estará fora da reta dos portos", frisa o secretário.

Mudanças

Para facilitar o acesso à nova ponte, vias de Cariacica e de Vitória devem ser beneficiadas com reforma e ampliação. Será o caso da Avenida Serafim Derenze, com promessa de duplicação e mudança no traçado.

A Prefeitura de Vitória até cogitou a possibilidade de construir uma nova ligação entre a Ponte da Passagem, na Avenida Nossa Senhora da Penha, e a Avenida Serafim Derenze - passando pela região de Mangue Seco - para ajudar no trânsito da cidade. No entanto, uma análise técnica constatou que a nova ligação não seria viável, e o projeto foi suspenso. Mantém-se, agora, apenas a ampliação da Serafim Derenze.

Viaduto da Lindenberg urbanizado


Serão inaugurados hoje o paisagismo e a urbanização da região do entorno do viaduto sobre a Avenida Carlos Lindenberg.

A nova área verde é de 47 mil metros quadrados. Foram construídas calçadas cidadãs e ciclovia ao longo de aproximadamente 3,4 mil metros, além de duas quadras poliesportivas sob o viaduto.

A partir de hoje, também estarão autorizadas as obras da segunda etapa do Canal do Bigossi. O trecho de obras ligará o Canal Bigossi à Avenida Carlos Lindenberg e tem 1,36 quilômetro de extensão. A nova via começará na altura da Rua Anhanguera e vai até a Avenida Carlos Lindenberg, na Rua Cristovão Colombo Monteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!