terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exercícios físicos com orientação

Marcos Salles
Deck SOE da Praia de Camburi

O Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) oferece aulas gratuitas de alongamento, ioga, hidroginástica, ginástica localizada e voleibol master (para maiores de 40 anos), além de caminhada e dança. As aulas são ministradas por professores e estagiários de Educação Física em módulos instalados em parques, praças e outros espaços públicos.
O serviço tem o objetivo de orientar e incentivar a prática regular e correta de exercícios; combater o sedentarismo e auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Qualquer pessoa pode participar: basta comparecer a um dos módulos, no horário das atividades. Não há limite mínimo nem máximo de idade.
 
 

Como funciona

Antes de iniciar a atividade física, o aluno passa por uma avaliação individualizada. A equipe do SOE verifica as condições físicas e de saúde do aluno, levando em consideração, entre outras coisas, os fatores de risco coronariano. Não havendo nenhuma restrição com relação à prática da atividade pretendida, a pessoa é liberada para frequentar as aulas.

 


SOE Móvel

Com o objetivo de ampliar o serviço, em março de 2006 foi implantado o SOE Móvel. Assim, as orientações para a prática de atividades físicas são levadas aos moradores com dificuldades de acesso a regiões onde os módulos do SOE estão instalados.
O Serviço de Orientação ao Exercício atua também nas unidades de saúde, onde são promovidas as mesmas atividades realizadas nos módulos do SOE. Além disso, são feitas visitas domiciliares e ações educativas.
Atualmente, 17 unidades de saúde oferecem esse serviço: Bairro República, Jardim da Penha, Santo André, Resistência, Fonte Grande, Vitória, Praia do Suá, Jesus de Nazareth, Santa Martha, Ilha de Santa Maria, Grande Vitória, Maruípe, Jardim Camburi, Consolação, Ilha do Príncipe, Alagoano e Andorinhas.
Além dessas unidades, também desenvolvem atividades os seguintes centros de referência: Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) e Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT).
 
 

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semus.php?pagina=comoeoservico 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!