quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Guarapari


                                                                   Foto: Érika Mezabarba

Guarapari está no coração do Espírito Santo, em meio a uma paisagem natural única, onde a beleza do mar, praias e manguezais se une à beleza e charme das montanhas. Conhecida por suas praias maravilhosas, Guarapari vive hoje um novo momento de valorização de suas riquezas naturais, históricas e culturais.



Eu já fui:
Guarapari é uma das cidades mais famosa do nosso Estado, apelidada de "cidade saúde", pois a praia da areia preta é conhecida "pelo alto teor de radioatividade em suas areias que são escuras e ricas em monazita, acreditar-se ser benéfico para o tratamento de doenças como reumatismo e artrite, o que a torna procurada por idosos que se cobrem de areia em busca de suas propriedades medicinais. No final desta praia, vê-se um barranco de cores variadas, passando do roxo, avermelhado até o branco. É a conhecida batinga, barro moldável, que serve para esculpir objetos." (PMG).

Em época de verão a cidade fica cheiaaaa, formam-se filas nas padarias, supermercados... fica difícil estacionar! Se quizer escolher lugar na praia vá cedinho rs! Mas garanto que compensa, as praias são bonitas mesmo, a água é limpinha, azulzinha, não é quentinha!! rs Mas pelo ou menos refresca de verdade, garanto!!!! rs A minha preferida é a das castanheiras, a água lá é bem calminha ideal para as crianças!

Foto: Érika Mezabarba

Recentemente a cidade recebeu uma reforma na orla, agora o calçadão esta modernizado e equipado com quiosques bonitos, chuveiros, sanitários... E por falar nisso não posso deixar de dizer que sou SUPER contra a cobrança de R$1,00 para o uso dos banheiros. Existem pessoas que concordam, dizem que "se for de graça os usuários destroem", mas eu não concordo. Já pagamos tudo duas vezes aqui no Brasil: nossos impostos pagam por educação, saúde, rodovias de boa qualidade e nós pagamos educação particular, plano de saúde, pedágio... até um banheiro na praia construído e mantido com nosso dinheiro vamos precisar pagar para usar? É a mesma coisa de pagar tarifa para embarcar na rodoviária e para usar o sanitário ter que pagar também (2x). Fala sério né?

Foto: Érika Mezabarba

Uma coisa que me impressiona é como o setor público economiza lixeiras, vocês já perceberam? Sinto muita falta de lixeiras nas praias, as disponíveis não suportam a demanda causada pelo grande fluxo de turistas.

 Foto: Érika Mezabarba

  Foto: Érika Mezabarba

  Foto: Érika Mezabarba

Todo verão é montada uma feira de artesanato no Centro da cidade.
Uma coisa que sinto falta é que nem no verão nada acontece de animado no calçadão do Centro, nem à noite a prefeitura disponibiliza uns showzinhos e tal... Me disseram que na Praia do Morro até acontece alguma coisa (mas se vc ficar no centro não é pertinho não)!!!
Portanto não conte com um rock 0800 em Guarapari, a galera se manda para uma famosa casa de shows: http://www.multiplacemais.com.br/ no verão vem muito artista famoso: Ivete, Exalta samba... para todos os estilos!!!

Quer fazer uma viagem gostosa por Guarapari sem sair de casa e conhecer tudo que a cidade tem para oferecer, recomendo esses dois vídeos feito por minha amiga Raquel (Programa Gente na TV):

http://www.youtube.com/watch?v=MdfUDP5pJLk
http://www.youtube.com/watch?v=wswHsjzfNyk


Não posso deixar de comentar sobre a valsa de Guarapari, uma linda melodia, meu tio adora, canta ela todinha:

http://www.guarapari.es.gov.br/v3/index.php/conhecaguarapari/valsa-de-guarapari.html


Acesso:
A cidade limita-se ao norte com a Grande Vitória, a leste com o Oceano Atlântico e ao sul com a cidade de Anchieta.
Obs: Infelizmente ainda não existe opção de transporte do aeroporto de Vitória até Guarapari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!