domingo, 17 de junho de 2012

Parque da Fonte Grande


Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na Capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

Ele foi inaugurado em junho de 2001 e está sob os cuidados da Prefeitura de Vitória. Ao longo de seus 21,8 mil metros quadrados, podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O local também possui um Centro de Educação Ambiental (CEA).

O relevo é acidentado e inclui vales e pontões. O ponto culminante atinge quase 309 m. Com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam espetaculares e múltiplas visões de Vitória e de seu entorno. No alto do Morro da Fonte Grande, mas fora da unidade de conservação, existem as torres de rádio e televisão. Elas atraem a atenção de muitas pessoas que circulam pela beira-mar e ajudam a direcionar os olhares para as belezas paisagísticas do parque.

 Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=fontegrande

 Eu já fui:

Disseram-me que era a vista mais linda de Vitória, mas não era só a de Vitória e também de Vila Velha, do porto.... Sim, lá de cima você vê a fábrica chocolates garoto, a terceira ponte, o porto.. É mesmo lindoooo!!!! Se você quer apresentar a cidade de Vitória para alguém, lá de cima é o lugar ideal, perfeito!

Vamos aos detalhes que você só encontra aqui no blog... Existe uma entrada no bairro Fradinhos (do outro lado do parque), mas o acesso é feito por trilha, não sobe carro! Optei pela entrada principal (bairro Grande Vitória), achei que seria complicado encontrar a entrada do parque, mas para minha surpresa foi muito fácil! Basta seguir pela Av. Serafim Derenze sentido Centro de Vitória, logo após a FAESA à sua esquerda fica a entrada do Parque:

  

 Foto: Érika Mezabarba

Seguimos os 3km de subida de carro, no caminho existem alguns mirantes, onde os visitantes fazem paradas para apreciar a  vista e tirar foto. 

Logo no estacionamento, já encontramos as diversas torres de rádio e tv, que espalham-se pelo parque:

 Foto: Érika Mezabarba

   Foto: Érika Mezabarba

E mais três minutinhos de caminhada, lá está o famoso mirante, cartão postal desta cidade lindaaa que eu amo:

   Foto: Érika Mezabarba

E como não deixo escapar naaaada através do meu olhar crítico, tenho que comentar... é triste, mas desde a entrada do parque, percebe-se nitidamente que esta precisado de reforma, as placas estão apagadas, feias, as limitações da área é feita por uma cerca muiiito "feinha"! Não vi bebedouros nem sanitários! Um plano de paisagismo também seria muito bem-vindo, o mato ao redor das limitações não é roçado faz tempo! Olhem o estado do banquinho do mirante principal:

 

   Foto: Érika Mezabarba

  

 Foto: Érika Mezabarba

Foto: Érika Mezabarba

Uma prévia da vista, mas já adianto que ver a foto nem se compara com a deliciosa sensação de admirar a vista sentindo o vento no rosto:

 

Foto: Érika Mezabarba

 Foto: Érika Mezabarba

 

Foto: Érika Mezabarba

 

Foto: Érika Mezabarba

Recomendo o passeio, para quem quer saber mais sobre o parque, como visitas agendadas etc.. Deixo o link de uma "super reportagem" completíssima feita por uma amiga minha:

http://www.youtube.com/watch?v=bZ5uaCPCVLw

Gostaram da postagem? Aguardem a minha visita, (atendendo a pedidos) ao farol de Santa Luzia em Vila Velha.

Agradecimento especial ao Rafa pela carona e paciência com o relatório fotográfico!!

 

Acesso

Quem está a pé pode chegar ao Parque Estadual da Fonte Grande passando pela rua Antônio Dell Antônia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro.
Quem está de carro pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória.
O agendamento é aconselhável para as visitas monitoradas.

  • Telefone: (27) 3381-3521 (administração/agendamento)
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

10 comentários:

  1. E aê,guria!
    Procurando mais informações sobre a Fonte Grande,acabei aqui no blog escrito por ti.
    Agradeço as informações.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, vou visitar o parque amanhã.
    :D

    ResponderExcluir
  3. Valeu Érika!!
    Sou Mineiro de BH e adoro trilhas e passeios. Meus pais se mudaram para Vila Velha a pouco tempo e estava procurando indicações de lugares para visitar.
    Amanhã levo minha filha para esse passeio!
    Continue com os textos, virei seguidor!

    ResponderExcluir
  4. eu tbm já subi lá com minha turma de técnicos em meio ambiente.
    o local é excelente pra quem quer relaxar mesmo; sem contar a vista maravilhosa dos mirantes que há no local. parabéns pref. de vitória.

    skype: jota-a-vitoria

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Érica seu "trabalho" ficou muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo material. Muito bom.

    Não deixem de visitar a vila de pescadores que fica há pouco mais de 3 km de distância. Na Ilha das Caieiras é possível curtir o por do sol e ainda saborear uma moqueca ou casquinha de Siri

    ResponderExcluir
  7. obrigado amada! Procurei feito doido e nada de informações oficiais, as suas deram a ficha completa, horario, endereço, tudo, parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Oi, gente! Tudo bem? Sou capixaba, morador da Serra, mas quero conhecer mais o nosso Estado. Por favor, quem souber, me informa como faço para visitar o parque da Fonte Grande. De preferencia com grupos específicos ou guia. Valeu. Thank you!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo contato!