terça-feira, 31 de julho de 2012

Projeto do Parque do Penedo é aprovado

Texto: Kárita Iana / Foto: Divulgação

Morro do Penedo  - Imagem: Divulgação

O projeto conceitual do Centro de Vivência do Monumento Natural Municipal Morro do Penedo foi apresentado, na manhã desta quinta-feira (26), para o Conselho Municipal de Meio Ambiente fechando o ciclo de discussões para iniciar a captação de recurso e as etapas de implantação. O projeto também passou pelo Conselho Gestor da Unidade de Conservação e pelo Conselho Estadual de Cultura e recebeu aprovação.

O objetivo do projeto é tornar o Penedo um ponto de visitação para que moradores, turistas, pesquisadores e estudantes tenham a oportunidade de conhecer a biodiversidade da Unidade de Conservação e contemplar a beleza natural do manguezal de Aribiri e a baia de Vitoria.
“Discutimos o projeto em vários âmbitos e agora temos respaldo para seguir com os próximos passos que fazem parte do nosso plano para as Unidades de Conservação. Esse é um desejo antigo de muitos no intuito de agregar aos visitantes mais conhecimento em relação a utilização das Unidades de Conservação. É um investimento em área pública para uso coletivo, sem interferir na paisagem do morro que será totalmente preservado”, explicou o secretário de Meio Ambiente, João Nardoto.

Para um dos membros titulares do Conselho Municipal, Petrus Lopes, a implantação do Parque será um marco para a história das Unidades de Conservação em Vila Velha. “Nos últimos anos temos acompanhado várias melhorias em relação ao meio ambiente, mas esta instalação vem iniciar um novo conceito de utilização das Unidades, um divisor de águas. A estrutura do projeto está de excelente padrão, e adequada para o que o município precisa. Vamos acompanhar para que a sustentabilidade seja priorizada”, disse o gestor do Instituto Jacarenema de Pesquisa Ambiental (Injapa).

O projeto, que tem como base manter moldes originais do monumento, prevê a implantação de Centro de Vivência, trilhas para passeio ecológico, mirante, passarelas, cais flutuante, pórtico de entrada, píer para chegada pelo mar, e deque de madeira. Além disso, está previsto a instalação de uma torre de acesso entre o Morro da Urca e do Penedo, de um sistema de captação de água da chuva, e ainda a restauração da casa de pedra com museu.

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/projeto-do-parque-do-penedo-e-aprovado-2631

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!