quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma viagem ao passado na Casa da Memória em Vila Velha

Texto: Lívia Albernaz / Foto: Divulgação

Inventário Casa da Memória - Imagem: Divulgação

Toda a memória do município em documentos textuais, icnográficos, cartográficos, fotografia e bibliográficos com data a partir de 1840 em livro. É a apresentação do Inventário do Acervo Histórico da Casa da Memória de Vila Velha, que vai acontecer nesta quarta (12), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Vila Velha, na Prainha.
Documentos reunidos pela arquivista Leila Valle e pela bibliotecária Cleima Rabelo vão revelar um pouco do passado da cidade, que é o berço da civilização capixaba e do Espírito Santo. Toda informação foi obtida graças ao acervo existente na Casa da Memória, que conta com mais de cinco mil documentos. O objetivo do projeto, realizado desde agosto, é resgatar a identidade cultural do capixaba, identificando e catalogando todos os arquivos para, em breve, disponibilizar para consulta.


Identidade capixaba
Antigas leis, relatórios das províncias capixabas, fotografias de Vila Velha do início do século passado e toda sua arquitetura e desenvolvimento poderão ser encontradas no inventário, feito por mais de 10 pessoas. E para fechar a apresentação do projeto, será realizado um momento cultural com música ao vivo e exposição do bonde ‘100 Anos de Saudade’.


Confira a programação da apresentação do Inventário do Acervo Histórico da Casa da Memória:
19h – Abertura e apresentação do Projeto de Inventário
Local: Câmara Municipal de Vila Velha, Praça Frei Pedro Palácios, s/nº, Prainha
21h – Momento Cultural
Local: Casa da Memória, com música ao vivo e visitação ao antigo bonde da exposição “100 Anos de Saudade”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!