domingo, 17 de junho de 2012

Parque da Fonte Grande


Situado no Maciço Central da Ilha de Vitória, o Parque Estadual da Fonte Grande contrasta com a agitação da metrópole e é um convite para quem deseja relaxar apreciando a natureza. Na Capital, o parque é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

Ele foi inaugurado em junho de 2001 e está sob os cuidados da Prefeitura de Vitória. Ao longo de seus 21,8 mil metros quadrados, podem ser observados répteis, invertebrados, pequenos mamíferos e aves. Em suas encostas, estão localizadas várias fontes e bicas, com destaque para São Benedito, Cazuza e Morcego. O local também possui um Centro de Educação Ambiental (CEA).

O relevo é acidentado e inclui vales e pontões. O ponto culminante atinge quase 309 m. Com localização e paisagens privilegiadas, a região tem mirantes naturais, que proporcionam espetaculares e múltiplas visões de Vitória e de seu entorno. No alto do Morro da Fonte Grande, mas fora da unidade de conservação, existem as torres de rádio e televisão. Elas atraem a atenção de muitas pessoas que circulam pela beira-mar e ajudam a direcionar os olhares para as belezas paisagísticas do parque.

 Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br/semmam.php?pagina=fontegrande

 Eu já fui:

Disseram-me que era a vista mais linda de Vitória, mas não era só a de Vitória e também de Vila Velha, do porto.... Sim, lá de cima você vê a fábrica chocolates garoto, a terceira ponte, o porto.. É mesmo lindoooo!!!! Se você quer apresentar a cidade de Vitória para alguém, lá de cima é o lugar ideal, perfeito!

Vamos aos detalhes que você só encontra aqui no blog... Existe uma entrada no bairro Fradinhos (do outro lado do parque), mas o acesso é feito por trilha, não sobe carro! Optei pela entrada principal (bairro Grande Vitória), achei que seria complicado encontrar a entrada do parque, mas para minha surpresa foi muito fácil! Basta seguir pela Av. Serafim Derenze sentido Centro de Vitória, logo após a FAESA à sua esquerda fica a entrada do Parque:

  

 Foto: Érika Mezabarba

Seguimos os 3km de subida de carro, no caminho existem alguns mirantes, onde os visitantes fazem paradas para apreciar a  vista e tirar foto. 

Logo no estacionamento, já encontramos as diversas torres de rádio e tv, que espalham-se pelo parque:

 Foto: Érika Mezabarba

   Foto: Érika Mezabarba

E mais três minutinhos de caminhada, lá está o famoso mirante, cartão postal desta cidade lindaaa que eu amo:

   Foto: Érika Mezabarba

E como não deixo escapar naaaada através do meu olhar crítico, tenho que comentar... é triste, mas desde a entrada do parque, percebe-se nitidamente que esta precisado de reforma, as placas estão apagadas, feias, as limitações da área é feita por uma cerca muiiito "feinha"! Não vi bebedouros nem sanitários! Um plano de paisagismo também seria muito bem-vindo, o mato ao redor das limitações não é roçado faz tempo! Olhem o estado do banquinho do mirante principal:

 

   Foto: Érika Mezabarba

  

 Foto: Érika Mezabarba

Foto: Érika Mezabarba

Uma prévia da vista, mas já adianto que ver a foto nem se compara com a deliciosa sensação de admirar a vista sentindo o vento no rosto:

 

Foto: Érika Mezabarba

 Foto: Érika Mezabarba

 

Foto: Érika Mezabarba

 

Foto: Érika Mezabarba

Recomendo o passeio, para quem quer saber mais sobre o parque, como visitas agendadas etc.. Deixo o link de uma "super reportagem" completíssima feita por uma amiga minha:

http://www.youtube.com/watch?v=bZ5uaCPCVLw

Gostaram da postagem? Aguardem a minha visita, (atendendo a pedidos) ao farol de Santa Luzia em Vila Velha.

Agradecimento especial ao Rafa pela carona e paciência com o relatório fotográfico!!

 

Acesso

Quem está a pé pode chegar ao Parque Estadual da Fonte Grande passando pela rua Antônio Dell Antônia, em Fradinhos, ou pela rua Alziro Viana, no Centro.
Quem está de carro pode seguir pela rodovia Serafim Derenzi ou pela Estrada Tião Sá, no bairro Grande Vitória.
O agendamento é aconselhável para as visitas monitoradas.

  • Telefone: (27) 3381-3521 (administração/agendamento)
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Vila Velha terá estações para aluguel de bicicletas

Texto: Kennya Gava / Foto: Eduardo Ribeiro






 
 Uma das principais prioridades na melhoria da mobilidade em Vila Velha é o incentivo a outros modais de transporte. Por isso, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semtran) pretende implantar na cidade um projeto de aluguel de bicicletas em vários pontos do município.

Assim como já acontece em diversos países e em grandes capitais do Brasil, o usuário poderá alugar bicicletas por preço acessível, em estações próprias, que disponibilizarão de 10 a 20 bicicletas que poderão ser utilizadas durante todo o dia. O objetivo é que licitação seja realizada ainda este ano e que o projeto comece a funcionar já no próximo verão.

Após a licitação, a empresa vencedora terá um prazo máximo de 60 dias para apresentar à Semtran um projeto com locais de instalação das estações de bicicletas. Cada terminal terá um mapa de localização e instruções de uso, e o pagamento será feito no próprio local de forma autônoma.

Para o secretário de Transporte e Trânsito, Bruno Lorenzutti, o projeto, pioneiro no Estado, será um marco no incentivo a utilização de outros meios de transporte. “Como a tarifa será bem acessível, acreditamos que iremos estimular a utilização deste meio de transporte integrador e as pessoas passarão a usar a bicicleta para o trabalho, lazer e turismo”, afirmou.

Ciclorrede
Atualmente Vila Velha já conta com mais de 32 quilômetros de ciclovia sendo utilizadas pelos ciclistas, faltando apenas 2,4 km para a conclusão da ciclorrede. A ciclovia interliga toda a orla ao Centro da cidade, passando pelas avenidas Darly Santos e Carlos Lindenberg.

Com o término das obras, Vila Velha será a primeira cidade da região metropolitana a implantar uma ciclorrede e uma nova política de mobilidade urbana, criando caminhos alternativos às vias de tráfego intenso. Segundo dados da Semtran aproximadamente 55 mil viagens de bicicletas são realizadas diariamente no município. A expectativa é que cada vez mais cidadãos possam usufruir da estrutura.

Fonte: http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/vila-velha-tera-estacoes-para-aluguel-de-bicicletas-2266
 

terça-feira, 12 de junho de 2012

Produtora confirma Festival de Alegre em 2013

Evento está marcado acontecer entre os dias 29 de maio e 01 de junho do ano que vem

ERIK OAKES - GAZETA ONLINE

foto: Vitor Jubini
Festival de Alegre 2012
Público pode comemorar a confirmação do Festival de Alegre em 2013

Quem achou que o 26º Festival de Alegre deixou saudades, pode começar a se animar. Após o anúncio feito no palco do evento, no último dia de festa (sábado), a ATS Promoções confirmou neste domingo, no Twitter.

"Para quem já está com saudade, ano que vem tem mais! De 29 de maio a 1 de junho, estaremos #TodosJuntos aqui de novo!", foi publicado no perfil oficial do festival.

"Escolhemos essa data por ser a tradicional e cair no feriado de Corpus Christi", complementa o organizador Jorge Luiz Sobreira, da ATS Promoções.

Segundo Jorge, devido ao sucesso de algumas atrações neste ano, a ideia é trazer algumas novamente em 2013. Ele ainda fez um balanço do evento que terminou no último sábado (09).

"O Festival de Alegre demonstrou mais uma vez ser uma marca forte no mercado. Apesar de ter ficado dois anos ausente e pegar noites frias e chuvosas em 2012, o público compareceu e prestigiou o evento. O festival foi um sucesso! Todos os shows superaram as expectativas. Posso dizer que as grandes atrações foram a Paula Fernandes, que trouxe o público dela, e a banda O Rappa, que no último dia conseguiu levantar todo mundo, inclusive quem já estava cansado por ter curtido desde a quarta-feira", explica.

Sobre o problema de som que ocorreu durante o show de Michel Teló, no segundo dia do evento. "Queria agradecer a produção do Michel Teló e o próprio cantor. Eles tiveram paciência no decorrer do problema de som que parou por dois momentos o show. Em nenhum momento o público se afastou", finaliza.


Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2012/06/divirta_se/noticias/1269430-produtora-confirma-festival-de-alegre-em-2013.html