quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma viagem ao passado na Casa da Memória em Vila Velha

Texto: Lívia Albernaz / Foto: Divulgação

Inventário Casa da Memória - Imagem: Divulgação

Toda a memória do município em documentos textuais, icnográficos, cartográficos, fotografia e bibliográficos com data a partir de 1840 em livro. É a apresentação do Inventário do Acervo Histórico da Casa da Memória de Vila Velha, que vai acontecer nesta quarta (12), a partir das 19h, na Câmara Municipal de Vila Velha, na Prainha.
Documentos reunidos pela arquivista Leila Valle e pela bibliotecária Cleima Rabelo vão revelar um pouco do passado da cidade, que é o berço da civilização capixaba e do Espírito Santo. Toda informação foi obtida graças ao acervo existente na Casa da Memória, que conta com mais de cinco mil documentos. O objetivo do projeto, realizado desde agosto, é resgatar a identidade cultural do capixaba, identificando e catalogando todos os arquivos para, em breve, disponibilizar para consulta.


Identidade capixaba
Antigas leis, relatórios das províncias capixabas, fotografias de Vila Velha do início do século passado e toda sua arquitetura e desenvolvimento poderão ser encontradas no inventário, feito por mais de 10 pessoas. E para fechar a apresentação do projeto, será realizado um momento cultural com música ao vivo e exposição do bonde ‘100 Anos de Saudade’.


Confira a programação da apresentação do Inventário do Acervo Histórico da Casa da Memória:
19h – Abertura e apresentação do Projeto de Inventário
Local: Câmara Municipal de Vila Velha, Praça Frei Pedro Palácios, s/nº, Prainha
21h – Momento Cultural
Local: Casa da Memória, com música ao vivo e visitação ao antigo bonde da exposição “100 Anos de Saudade”

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Geoweb: sistema possibilita a morador ter informações diversas sobre a cidade

Foto Divulgação
Imagem da tela do Sistema Geoweb da Prefeitura de Vitória
O sistema Geoweb Vitória pode ser acessado pelo endereço www.vitoria.es.gov.br/geoweb


Já está disponível para consulta pelos moradores o novo Geoweb Vitória. Após passar por recentes mudanças, o sistema apresenta, agora, novo layout, melhor tecnologia, facilidade de pesquisa e maior interatividade. No Geoweb Vitória, que pode ser acessado pelo endereço www.vitoria.es.gov.br/geoweb, é possível acompanhar, por exemplo, o andamento das obras do Orçamento Participativo e conferir onde ficam os postos de entrega voluntária para coleta seletiva.

O principal objetivo do Geoweb Vitória é facilitar o acesso às informações georreferenciadas para quem precisa encontrar a localização de diversas infraestruturas da cidade. O site oferece um mapa interativo de Vitória, com a localização de serviços e informações da cidade, dados espaciais para download, além de acesso aos aplicativos de geoprocessamento do município.

“O site registra cerca de 3 mil acessos por mês”, diz a gerente de Geoprocessamento, Joseanny Gomes Poltronieri Pereira. “Desse total, muitos são de outros países”. Segundo ela, poucas prefeituras disponibilizam sua base cartográfica no formato digital. “Sem nenhum custo, as informações estão disponíveis para estudantes, pesquisadores, empresas e concessionárias de serviços”.

“A informação ao alcance do morador, dos gerentes de projetos, planejadores, tomadores de decisão e servidores faz com que o uso do Geoweb se torne cada dia mais uma cultura, não só na Prefeitura, como na sociedade de um modo geral”, conclui Joseanny Pereira

Com edição de Deyvison Longui