terça-feira, 30 de junho de 2015

DISTRITO DE CELINA, EM ALEGRE, TEM FEIRINHA DE ARTESANATO

Gente, eu atuo como facilitadora desse Projeto, que já é um sucesso! Estou muito feliz e orgulhosa em poder ajudar!!

Serrana Filetti 
As feiras de artesanato acontecem semanalmente na maioria das cidades (grandes e pequenas). Elas valorizam os produtos locais, proporcionam lazer aos moradores e atraem turistas, colaborando assim com o desenvolvimento local. Celina, distrito de Alegre, recebe pelo menos uma vez ao mês a Feirinha de Artesanato. Os produtos são expostos a partir das 17h30, na quadra de esportes.

De acordo com a facilitadora do projeto que é conhecido como “Feirinha de Artesanato de Celina”, Érika Mezabarba Riva, o trabalho começou em 2014 quando os alunos do Curso Técnico de Recursos Humanos da Escola Estadual Sirena Rezende Fonseca participaram de um evento no salão paroquial da igreja católica. O evento era relacionado ao curso e convidaram alguns artesãos para exporem seus produtos. Entre os presentes estava Érika que é natural do distrito, fotógrafa e blogueira de turismo, do blog “Capixaba que sair de casa”. A blogueira enxergou no Evento a possibilidade de uma opção de lazer e desenvolvimento para o distrito de Celina.



“Quando vi tanto artesanato lindo, produzido pelos moradores, pensei: como Celina ainda não tem uma feirinha de artesanato? Passou alguns dias e a ideia de organizar uma Feira não saía da minha cabeça. Através de redes sociais, perguntei alguns artesãos se teriam interesse em participar e todos respondiam de modo positivo e entusiasmado. Quinze dias após a primeira reunião com os interessados, realizamos a primeira feirinha com o apoio dos vereadores, da escola e da Prefeitura de Alegre. O resultado não poderia ser melhor, foi um sucesso, recebemos visitantes de toda a redondeza e a comunidade abraçou o projeto”, lembra.



Segundo Érika, foi realizada uma segunda feirinha e as pessoas perguntavam quando seria a próxima. “Agora contamos também com o apoio da Secretaria de Turismo para futuras apresentações culturais como: boi pintadinho e grupo de sanfoneiros”, afirma a facilitadora. Segundo ela, o projeto é resultado de muita reunião entre a comunidade. “Tenho orgulho por fazer parte disso e atuar como facilitadora. Esperamos que esta iniciativa seja exemplo para outros distritos e municípios da região do Caparaó que também possuem grande potencial”, enfatiza.

Quem ficou com interesse em conhecer os produtos artesanais de Celina, a III Feirinha está marcada para o dia 4 de julho, às 17h30, na quadra de esportes. Desta vez os visitantes podem ir em trajes caipiras e participar da Quadrilha Livre às 20h30.

São 26 expositores de artesanato, além de caldo e comidas típicas.Para quem quiser colocar na agenda, as datas já estão confirmadas até o final do ano com feiras nos dias 8 de agosto, 5 de setembro, 10 de outubro, 7 de novembro e 19 de dezembro. Todos os meses os organizadores da feira preparam alguma atração para os visitantes e divulgam antecipadamente a programação nas redes sociais.

Fonte: http://www.aquies.com.br/2014/conteudo.asp?codigo=7574

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!