quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Orquestra Sinfônica se apresenta no Teatro do Sesi nos dias 9 e 10 de agosto




Nas próximas quarta (09) e quinta-feira (10), às 20 horas, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) irá apresentar obras de dois célebres compositores alemães: Brahms e Mendelssohn, dando continuidade às suas séries ‘Quarta Clássica’ e ‘Quinta Clássica’. Sob a regência do maestro adjunto da Oses, Leonardo David, os destaques da noite são a presença da violinista Gabriela Queiroz e a mudança de local. Desta vez, o programa será apresentado no Teatro do Sesi, em Jardim da Penha, Vitória, pois o Teatro Carlos Gomes está fechado para reparos técnicos.
Os ingressos – sempre a preços populares – podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro do Sesi, das 13h às 17h, e no dia da apresentação, a partir das 18h, caso haja disponibilidade de assentos.
Do compositor alemão Johannes Brahms, a Oses apresentará, pela primeira vez, a sua Serenata n.º 1. Composta entre 1857 e 1858, a obra foi pensada, inicialmente, para uma pequena orquestra, com nove instrumentos de sopros e cordas. Entretanto, seus amigos, Clara Schumann e Joseph Joachim o estimularam a fazer uma versão para uma orquestra maior, que incluísse metais, tímpanos e mais instrumentos de sopro das madeiras. E assim foi feita a versão final da Serenata, que tem seis movimentos.
Já de Felix Mendelssohn, será apresentada uma de suas obras mais conhecidas, o célebre Concerto para Violino em mi menor, composto entre 1838 e 1844 e revisado em 1945. De acordo com o maestro titular da Oses, Helder Trefzger, “trata-se de um dos concertos para violino mais populares de todos os tempos, que conjuga lirismo, alegria, força e paixão a uma escrita meticulosa e refinada – uma obra-prima”.
Destaque para a solista da noite, Gabriela Queiroz, que iniciou seus estudos de violino aos quatro anos, em João Pessoa, sob orientação do professor Ademar Rocha. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música, em 2007, e teve como professores Marcello Guerschfeld (RS), Patinka Kopec e Shmuel Ashkenasi (Chicago/ EUA). Em 2014, obteve o título de Mestre em Música pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação do professor André Cardoso.
Foi vencedora de diversos concursos no Brasil, entre eles o “Jovens Instrumentistas do Brasil” – Piracicaba 2001, o “Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia” 2003 e 2006, o “Furnas Geração Musical” – Rio de Janeiro 2006, e o “Concurso Nelson Freire”– Rio de Janeiro 2010.
Participou de diversos festivais e cursos nacionais e internacionais, como “Margess International” (Zuoz Suíça/2005) e o Keshet Eilon Violin Mastercourse (Israel/2010 e 2013), onde pode participar de Master Classes com renomados violinistas como Chaim Taub, Ida Handel, Ivry Gitlis, Shlomo Mintz, Hagai Shaham, Vadim Gluzman, Gilles Apap dentre outros. Em2011 participou de Master Classe com o violinista Pinchas Zukerman, em SãoPaulo.
Gabriela se apresenta com frequência como solista em todo o Brasil e no exterior, tendo atuado junto à Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Orquestra Sinfônica de Sergipe, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional do Paraguai, dentre outras. Como camerista, tem se apresentado ao lado de renomados músicos, dentre eles Shmuel Ashkenasi, Ori Kam, Gilad Karni, Alex Klein, dentre outros.
Foi violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira, entre 2003 e 2010, e em 2011 integrou a Young Euro Orchester. Atualmente é professora da Escola de Música da UFRJ.

SERVIÇO:
“SÉRIES QUARTA E QUINTA CLÁSSICAS”
Obras de: Brahms e Mendelssohn
Regência: Maestro Leonardo David
Solista: Gabriela Queiroz, violino
Local: Teatro do SESI (Espaço Cultural Rui Lima do Nascimento. Rua Tupinambás, 240 - Jardim da Penha, Vitória - ES)
Data: quarta (09) e quinta-feira (10)
Horário: 20h
INGRESSOS: R$ 2 (inteira) e R$ 1 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro, das 13h às 17h. No dia da apresentação, a partir das 18h, caso haja disponibilidade de assentos.
Informações: (27) 3334-7323/7313 (telefone do teatro).

Fonte: https://secult.es.gov.br/Not%C3%ADcia/orquestra-sinfonica-se-apresenta-no-teatro-do-sesi-nos-dias-9-e-10-de-agosto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo contato!